Por a 21 Outubro 2019

Escolhemos 4 projetos residenciais, alvo de produndas transformações, entre elas a cozinha, ponto fulcral de qualquer casa. Nos 4 casos sugeridos, a cozinha comunica com a sala, assumindo-se como o espaço social por excelência.

 

O Atelier BOOM-TOWN aproveitou a remodelação deste loft localizado num edifício industrial para fazer uma segunda transformação desta antiga fábrica, convertida em projeto de habitação na década de 1980. Cozinha aberta à sala, com a madeira como material dominante.

Balcão central – Martins Afonso Design Atelier

A cozinha-sala consiste em três elementos distintos: um móvel central, um móvel contra a parede com base nas proporções do móvel central e um armário de nogueira. Estes três volumes comunicam entre si sem ofuscar o que foi construído anteriormente; o mobiliário central é favorecido pelo bloco branco-gelo num ambiente quente. Por Martins Afonso atelier de design.

Uma nota fun, por BAAO Architects

A cozinha foi realojada no centro do espaço, com ligações visuais à sala. A paleta de materiais de carvalho branco e algumas pinceladas de cor contribui para espaços claros e arejados. A cozinha é uma mistura de armários Ikea e estantes de carvalho personalizadas com um painel traseiro Popham. As bancadas são uma mistura de carvalho e Caesarstone em torno do lava-loiças. Projeto assinado pelo coletivo BAAO.

Regresso às origens, por Paul Bernier Architecture

Os proprietários já tinham este terreno, com uma construção, há vários anos mas procuravam um projeto sustentável e sensível ao local que preservasse sua topografia, vegetação e aparência natural. Paul Bernier ocupou-se de desenhar uma casa em que a nota de destaque é a grande área aberta ocupada por três volumes de madeira. Estes foram colocados ao longo de um eixo que configura a sequência de espaços que compõem a área de estar. Feitas de nogueira, estas unidades integradas incluem a zona de arrumação e a bancada na entrada, a ilha da cozinha e um móvel de televisão e sistema de som. A ilha da cozinha fica no centro do espaço, oferecendo uma vista panorâmica da paisagem circundante.

 

0
Would love your thoughts, please comment.x