Por a 23 Abril 2019

O hotel boutique, orientado para o lifestyle e o surf, recentemente aberto em El Paredon, vila costeira que é hoje um dos destinos preferidos do surf na Guatemala, está aninhado na intocada praia vulcânica de areia negra. O hotel de 8 suítes é um retiro inspirado no estilo ‘barefoot-boho-chic”, projetado para viajantes descontraídos com um gosto diferenciado.

FOTOGRAFIA: Zac White


O arquiteto Elan Ibghy e a designer Marie Bonnefond souberam, em conjunto, criar um ambiente contemporâneo neste jovem Swell, onde convivem o cimento polido em contrastante com a rusticidade do artesanato local, as texturas naturais da madeira e o colorido dos tecidos guatemaltecos. Os espaços destinados à meditação vivem de materiais naturais, animados por redes e recantos acolhedores dentro de um luxuoso jardim tropical, onde se promove o puro relaxamento.
O telhado de palha de inspiração local, que domina a entrada do hotel, leva os hóspedes a entrar numa elegante zona lounge ao ar livre / coberta, com sofás artesanais de madeira e cadeiras de baloiço em torno de um bar convidativo feito de madeira local de Guanacaste.

A estética contemporânea do mobiliário, desenhada pelos próprios proprietários e trabalhada por um talentoso carpinteiro local, transmite uma elegância moderna ao espaço principal. As texturas naturais e os toques exóticos criam um ambiente descontraído e de convívio, onde os hóspedes podem tranquilamente socializar.

Situado entre o jardim tropical e uma acolhedora sala de estar aberta, os hóspedes são recebidos pela vista da piscina azul-turquesa de 20 metros rodeada por um deck de madeira de pinho natural.

A característica arquitetónica e de assinatura do hotel é a série de elementos estruturais em branco encerado que animam um dos lados, a todo o comprimento, da piscina, articulando as 4 suítes Swim-Up.

Cada um dos quatro quartos possui o seu próprio terraço privado em madeira de pinho e uma plataforma submersa para mergulhos exclusivos. Estas suítes sugerem um ambiente contemporâneo, com interiores em cimento  polido e prateleiras embutidas, em contraste com o calor dos móveis de madeira locais e tecidos guatemaltecos escolhidos a dedo.

Todos os quartos gozam do luxo do seu próprio WC privativo, ao ar livre, com um chuveiro tropical sob as estrelas, rodeado por palmeiras exuberantes.

Os bungalows com teto de palha, que caracterizam as outras suítes, variam em estilo e comodidades para se adaptar ao gosto do viajante. Estas estruturas inspiradas na construção local propõem uma experiência única, a de dormir sob um telhado tradicional de folhas de palmeira tecidas, embaladas pelo som das ondas do mar, e foram projetadas com lounges intimistas no terraço, situados no jardim tropical.

Os  jardins exuberantes que rodeiam o Swell inspiram uma atmosfera de praia em forma de oásis, destacando-se a variedade vibrante de buganvílias coloridas, hibiscos, limoeiros e uma grande variedade de palmeiras. Vários murais dos artistas Pepallama e Thomas Meissner conferem uma animação tropical aos espaços comuns do hotel e enfatizam a vibração exótica e descontraída do ambiente geral.

Após o pôr do sol, os jardins do hotel sofrem uma metamorfose, graças à iluminação quente e estrategicamente projetada. As luminárias de palha tecidas, feitas à mão por artesãos locais, suspensas em todo o salão e nos espaços do restaurante refletem as suas sombras na piscina e nos volumes branco polido.

O Swell Nosh Bar confere também ele a sensação de bem-estar, com cocktails, para tomar à noite, sumos frescos e uma variedade de opções de comida saborosa. Considerado um dos melhores spots de surf em toda a Guatemala, os hóspedes podem alugar uma prancha e usufruir de aulas de surf privadas, reservadas diretamente através do hotel. Depois, podem relaxar e praticar yoga no Swell’s Creative Studio, situado sob uma estrutura de teto de palha com vista para a piscina, ou aproveitar a rede e relaxar na tradicional “palapa” à beira-mar.

A combinação da praia de areia preta infinita, as paisagens tropicais intocadas e a tradicional arquitetura de palmeiras faz de El-Paredon, possivelmente, um dos destinos de viagem mais interessantes e menos conhecidos da Guatemala.

0
Would love your thoughts, please comment.x