As criações do italiano Matteo Brioni estiveram patentes na Dubai Design Week, durante a Downtown Design Dubai (13/16 de novembro de 2018), na exposição Raw Earth.
Para esta ocasião, “La Boiserie” foi apresentada e vista nas paredes de ‘TerraEvoca’, o projeto com acabamentos decorativos para interiores de Matteo Brioni.
A ‘boiserie’ é projetada, medida e cortada a partir da forma das paredes do cliente. Mas não é tudo: o sistema mecânico para fixação nas paredes também é feito sob medida e, se necessário, também pode prever a instalação de perfis técnicos ou estéticos feitos com outros materiais, incluindo cobre ou aço.
O material utilizado como base é MDF e está disponível em espessuras de 19 ou 22 mm e tamanhos padrão (80 x 270 cm) ou, se desejado, também sob medida.
O projeto TerraEvoca é único devido à sua técnica de alto relevo, criada pela sofisticada mão de Matteo Brioni, e totalmente personalizável em termos de texturas que tornam cada aplicação exclusiva.
O stand de Brioni foi partilhado com duas marcas bem conhecidas – Thonet e Melogranoblu.
Este ano, a criatividade de Matteo Brioni também pôde ser vista fora da feira, uma vez que é o parceiro técnico em ‘Circadian Light Synthesis’ – uma instalação composta por dois pavilhões interligados que destacam as diferentes posições, temperaturas de cor e intensidade da luz solar que ditam o relógio natural dos nossos corpos – o projeto de Anarchitect.
A instalação consiste numa estrutura de aço coberta por TerraPlus Cammeo de Matteo Brioni. TerraPlus é uma mistura de terra amassada com ligas de polímeros minerais e resinosos, que tornam o produto mais resistente à abrasão e à água sem sacrificar a sua permeabilidade.
A instalação foi dividida em dois elementos: o pavilhão do sul “Exposed”, uma construção aberta que abriga uma sala de espera / contemplação para os visitantes que querem parar e fazer uma pequena pausa. E o pavilhão do norte ‘Enclosed’, uma estrutura fechada que é artificialmente iluminada com energia solar e está alinhada com a luz do dia vinda do pavilhão oposto.
Dentro foi construído um espaço acolhedor para os visitantes, onde estes também puderam carregar os sesus telemóveis ou tablets usando energia solar.
Uma instalação ecologicamente correta, assim como a Raw Earth de Matteo Brioni.