Numa vasta área florestal em Valle de Bravo, no México, o estúdio de Héctor Barroso construiu cinco casas de fim de semana, que se adaptam à topografia do local, cercada por pinheiros que ecoam o som do vento.
Localidade: Valle de Bravo, México
Arquitetos: Taller Héctor Barroso / Fotografia: Rory Gardiner
Cada casa – idêntica na sua tipologia – consiste em seis volumes posicionados de maneira a gerar um vazio, um pátio central. O pátio garante vistas, silêncio e intimidade.Voltados a norte, os volumes são sólidos e fechados. Ao sul, abrem-se para o jardim e a floresta, abastecendo o interior com a luz do dia.No piso térreo, a sala de jantar, a cozinha e um dos quartos expandem-se para o exterior para se juntar aos terraços, pátios e jardim. No último andar, três quartos enquadram a vista para os magníficos pinheiros.
Os materiais, como tijolo e madeira, são todos regionais. O solo das escavações foi retirado e reutilizado como material principal para cobrir as paredes. Assim, a arquitetura literalmente emerge do chão.
Entre Pinos recebeu o Prémio 2018 AZ na categoria Melhor em Arquitetura – Residential Single Family Residential Interiors.
Sobre Héctor Barroso
A firma liderada pelo arquiteto Hector Barroso procura gerar propostas arquitetónicas que consigam fundir-se com o meio ambiente, aproveitando os recursos naturais de cada lugar: a influência da luz e das sombras, a vegetação circundante, a composição da terra e a geografia. Graças a isso, os projetos estão em harmonia com o ambiente que os cerca, criando espaços que enfatizam a qualidade habitável da arquitetura.