A moradia desdobra-se num longo volume linear, e está localizada numa paisagem natural de extrema beleza, nas margens íngremes de um lago, e com vistas para uma baía isolada, onde o silêncio reina. Projeto do atelier MU Architecture.
v2com / Fotografias: Stéphane Groleau
Esta residência de quase 400m2 está solidamente ancorada na rocha. Os volumes de granito maciço servem como apoios, sobre as quais repousa um impressionante telhado, afiado como uma lâmina. O telhado acaba por assumir valências de pala sombreadora.
Desenhada para ficar escondida dentro das paredes exteriores de madeira escura, a grande porta de garagem está localizada entre os muros de pedra. A abordagem discreta dá a impressão de que se afunda no chão, entre o jardim suspenso e a casa. À medida que se avança por estas fachadas escuras em direção ao pátio de acesso principal, uma enorme janela marca a entrada, através da qual a visão do lago é imediatamente revelada. A aparência austera do exterior contrasta com os interiores, generosos, luminosos e arejados da casa.
Grandes janelas panorâmicas, clarabóias e paredes brancas inundam o espaço com luz natural e oferecem vistas deslumbrantes do lago. Às vezes, atingindo 25 metros de altura, os tetos prolongam-se para aumentar a amplitude destes espaços. Todos os quartos da casa estão posicionados de forma a desenhar uma única linha linear. Além da master suíte, duas suítes com casas de banho incluídas e uma pequena sala adjacente, uma sauna e uma sala de ginásio compõem o programa desta luxuosa casa. Um corredor de serviço que liga a entrada principal à entrada do rés-do-chão também serve de entrada para a garagem e dá acesso a um pequeno WC social, à lavandaria e despensa que se conecta com a cozinha através de uma porta secreta.
A cozinha e o mobiliário ‘built in’ da lareira que oculta a televisão foram projetados ao mínimo detalhe por forma a ocultar e mascarar todos os aspetos técnicos.
A brancura da cozinha é revelada como uma extensão das paredes e tetos, enquanto a ilha nasce da extensão dos pisos que são revestidos por grandes placas de carvalho branco.
Sensação de leveza
Digna dos grandes hotéis, a minúcia dos detalhes, a riqueza dos materiais e o controle das linhas aumentam esta sensação de leveza.
A implantação da residência num terreno tão íngreme, exigiu a construção de numerosos muros de conteção, oferecendo uma boa oportunidade para desenvolver jardins suspensos. Iluminada à noite, esta cascata de vegetação é apreciada desde o interior, o que torna o lugar ainda mais encantador.
Com o recurso ao mesmo material que a moradia, a casa dos barcos, no lago, também oferece uma kitchenette extra e um magnífico terraço para apreciar o pôr do sol.
A casa ‘Slender’ nasceu como uma reinterpretação contemporânea do típico bungalow dos anos 60, combinando tradição com elegância.