Por a 18 Junho 2018
Recebeu em 2017 o prémio de melhor projeto pelo site ‘Archilovers’, e trata-se de um belo exemplo de reabilitação, da autoria do atelier de design de interiores e equipamento austríaco, Destilat.

Fotografia: Monika Nguyen

O apartamento ‘E & E’, assim designado, não é apenas a renovação de uma casa num prédio clássico de Viena (Áustria), mas também uma declaração sobre a sustentabilidade no campo do design de interiores. Foi esse, aliás, o fio condutor do trabalho do atelier Destilat.

AC1A8775 AC1A8766

O tema central consistiu em respeitar a postura bastante exigente do cliente em relação ao consumo, evitando o supérfluo e as soluções dispendiosas e luxuosas, aliando tal a uma demanda estética para um resultado sólido e coerente.
O projeto concentrou-se na renovação da infraestrutura técnica, em bastante mau estado, incluindo aquecimento, equipamentos sanitários e elétricos, além de uma nova planta, contemporânea, o que resultou numa cozinha aberta combinada com a sala de estar e de refeições, uma casa de banho maior e um novo quarto para as crianças, alojado onde antes era a cozinha.

AC1A8756O objetivo foi usar o máximo possível móveis antigos, mas sem cair nos clássicos da moda e nas peças excessivamente caras das lojas de antiguidade.
Nesse sentido, a maioria do mobiliário foi adquirido via internet, tendo em conta dois parâmetros que não são necessariamente exclusivos: custos mínimos de aquisição, por um lado, e algumas exigências estéticas, por outro.

AC1A8732 AC1A8825

Todo o conceito que está por trás do mobiliário resultou de um processo exaustivo de procura e seleção, em estreito diálogo com o cliente.
Também os azulejos de pedra que agora revestem o corredor, a casa de banho e o lavado social foram meticulosamente removidos das suas posições anteriores e reaplicados. As portas e janelas antigas também foram restauradas e os antigos pisos em parquet foram preservados.
A cozinha aberta, com a sua ilha simulando uma bancada de trabalho, foi feita sob medida pela equipa do atelier com materiais de qualidade, e cores suaves, para amplificar a sensação de espaço.

AC1A8763

Os cortinados pesados vestem janelas mas também servem como painéis divisórios entre espaços, caso da cozinha / sala de refeições e quarto do casal.
Os acessórios, poucos, e as luminárias, obedecem à simplicidade imposta pelo cliente, funcionando como elementos que aportam alguma cor e estética a todo o apartamento.

AC1A8733Os donos não veem este projeto como um manifesto rígido do anti-consumismo, mas antes como uma tentativa de aqui fazer a analogia formal com a sua própria filosofia de vida.

AC1A8779

0
Would love your thoughts, please comment.x