O projeto Palm Beach House é a transformação de uma casa de férias à beira-mar em Palm Beach, Sydney (Austrália). O programa explora o detalhe ao nível da qualidade, materiais e enquadramento arquitetónico.
Projeto: Alexander & Co / Fotografia: Felix Forest / Produção: Claire Delmar
A casa existente lidava de forma ineficaz com as limitações de escala, como tal o briefing incidiu sobretudo na exploração de como poderia ser resolvida e explorada a questão espacial. Os planos e volumes foram posteriormente racionalizados em torno de uma melhor circulação, corredores com vista e acesso à praia.
Foi dado ênfase no enquadramento arquitetónico e na transição adequada do interior para o exterior.
O jardim foi melhorado, projetado sempre com a proporção em mente, a fim de alcançar uma sensação de privacidade, bem como maximizar o seu usufruto.
A abertura em grande escala explorou a oportunidade de viver e fazer as refeições no exterior, um aspeto integrante do briefing do cliente, abordando a necessidade de espaços de entretenimento, fator essencial para uma “casa longe de casa”.
A casa foca-se no”hand made”. Acessórios, acabamentos, iluminação e revestimentos expressam um ponto de referência artesanal. Os interiores, a paleta suave de cores e a qualidade das peças e acabamentos feitos à mão criam uma atmosfera “viva”, algo que o cliente queria, e um elemento importante para que habita a casa hoje viva em pleno o lugar e a sua história.
A moradia, afastada da borda da água, apresentava desafios devido a essa falta de conexão física que era evidente nas propriedades vizinhas. A ideia central concentrou-se em neutralizar o exterior de uma forma que se encaixe na paisagem, evitando que a beleza do contexto circundante seja prejudicada. Uma abordagem contemporânea e minimalista do jardim permitiu que a vista se tornasse o foco principal.
Através da exploração do exterior, fomos bem sucedidos em criar um espaço aberto que transborda para o jardim e permite esta ligação entre o edifício e a beira-mar.
O design do projeto, pensado como uma casa de férias, significava que o espaço aberto e o jardim seriam inevitavelmente o foco central, já que receber amigos e familiares é uma atividade regular.
Os limiares e as vistas subsequentes entre o interior, as varandas / pátio e o exterior proporcionaram a capacidade de criar aberturas para a área do jardim, promovendo esta flexibilidade.
A interação constante e o trabalho coletivo com fornecedores e consultores através de uma visão de trabalho e de ideias, em vez da simples execução, foram essenciais para fornecer o melhor resultado possível. Com o foco nos detalhes de design ‘sob medida’, elegantes e requintados, foi mesmo necessário contratar os melhores, para se obter um alto nível de qualidade e skills.
Para os clientes, o orçamento foi inteiramente revolvido em torno do valor significativo que resultou da organização, planeamento e decisões espaciais. A vontade de investir para atingir um nível de complexidade e sofisticação dependia de um forte foco no processo de design e nos resultados.
Sobre ALEXANDER & CO
Trata-se de um coletivo de design multidisciplinar de alcance global, cujas capacidades abrangem uma ampla gama de setores tipológicos. Operando em todas as facetas do design espacial e de marca, a base das capacidades técnicas inclui Arquitetura, Design de Interiores, Gestão de Projetos, Styling, Branding e Planeamento.