De duplex a casa de campo, a transformação de um espaço escuro e compartimentado numa casa arejada e luminosa.
Projeto e fotografia: Atelier Général
Localizado no bairro de St-Henri, em Montreal, este projeto envolve a conversão de um duplex numa casa de campo destinado a um jovem casal que desejava adaptar o layout às suas necessidades. O principal desafio: transformar os quartos pequenos, escuros e fechados desta casa com 150 anos num espaço claro e fluido.
“Em vez de apenas abrir tudo, preferimos trabalhar nas relações entre os espaços. Vistas e alinhamentos foram criados, proporcionando uma sensação de abertura, preservando a intimidade da casa sob os beirais. A separação das áreas é clara, as linhas são nítidas, mas os espaços permanecem fundidos uns aos outros”, revelam os arquitetos do Atelier Géneral.
No piso térreo, as portas deslizantes desaparecem para maximizar o fluxo entre as salas. A chapa de aço que forma a guarda das escadas abre uma lacuna entre o interior e a estrutura original. No andar de cima, uma divisória que esconde elementos estruturais é provida de uma ampla abertura, permitindo a visão da sala de estar para o pátio. Uma abertura no teto do segundo andar liberta uma altura dupla, gerando novas vistas entre o mezanino e os espaços em baixo.
Como os proprietários costumam cozinhar e gostam de receber, a cozinha precisava de ser estruturada para permitir uma atmosfera festiva e uma organização funcional. Assim, a unidade da cozinha lacada a preto foi colocada no espaço e estende-se para a sala adjacente. É unida a uma ilha de madeira móvel que permite a reconfiguração da cozinha para acomodar recepções. O espaço da cozinha expande-se, torna-se flexível e versátil. A pátina natural do mármore Carrara da bancada envelhece com o tempo, em contraste com a aparência mais estática das superfícies lacadas. Um diálogo ocorre entre o preto e o branco, entre a permanência e o que evolui e se transforma.
Atelier Général
O Atelier Général é uma empresa de arquitetura sediada em Montreal (Canadá) fundada pelos arquitetos Alexis Naylor e Stéphanie Plourde.