O projeto, do atelier AQH, representou o desafio de transformar um apartamento neoclássico num espaço contemporâneo. O destaque vai ainda para o jardim com árvores de fruto criado na varanda.
Projeto AQH / Área: 500 m2 /Light Designer: Estúdio Iluz /Fotografia: Rui Teixeira
As paredes foram deitadas abaixo e o interior foi completamente reorganizado para proporcionar maior integração e fluxo entre os espaços. Apenas dois dos quartos originais foram mantidos.
Os arquitetos repensaram todo o apartamento de modo a incluir ambientes e atmosferas em sintonia com os estilos de vida modernos e o gostos dos novos moradores, um jovem casal com paixões gémeas pela arte e a natureza. A premissa básica do projeto era “viver com arte e jardim”, uma ideia refletida nos espaços, que apresentam elementos naturais e peças de design. Um jardim com árvores de fruto foi criado na varanda. O jardim dá ao apartamento o calor e o apelo de uma casa e funciona como elemento amortecedor entre os espaços de estar e o horizonte da cidade de betão. O resultado é uma transição suave para a metrópole avistada e uma extensão do espaço vital do apartamento. Esferas luminosas da Bocci, rodeadas de vegetação, compõem o tom escultural. Os proprietários nutrem um apreço especial por estas esferas, que são usadas em todo o apartamento. O núcleo de cimento foi exposto de modo a criar uma vitrine para uma seleção rotativa de obras de arte. Como as peças são penduradas em cabos de aço, podem ser facilmente trocadas ou movidas.
Os muitos artistas cujos trabalhos estão expostos incluem Alex Katz, Vik Muniz, Abraão Palatinik, Ernesto Neto, Janaina Tschape, Leda Catunda, Nazareno, Alex Prager e Ron Galella. Uma abertura na estrutura de cimento conduz a uma adega com paredes claras de acrílico, fazendo do vinho a estrela do espaço.
Sobre o Coletivo de Arquitetos
Cesar Coppola e Daniela Coppola fundaram o seu próprio escritório de arquitetura em 2000, logo após a graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. Com sede de conhecimento e em busca de desenvolvimento profissional, Cesar veio para a Europa estudar arquitetura contemporânea, e Daniela formou-se na Fundação Armando Alvarez Penteado. Em 2004, uniram os seus talentos e know-how a um grupo de arquitetos, colegas e professores para desenvolver um projeto para uma cadeia de lojas com a Bernardes + Jacobsen Architecture, iniciando uma sólida parceria que duraria uma década.