Villa Kali, no Líbano, desenhada pelo atelier BLANKPAGE Architects e Karim Nader, tira o máximo partido da sua vista sem fronteiras para o mar.
Projeto: BLANKPAGE Architects + Karim Nader Studio
Fotografias: Nadim Asfar, Marwan Harmouche e Bahaa Ghoussainy
A Villa Kali está situada em frente ao Mar Mediterrâneo, na costa do Líbano, na cidade de Mounsef, ao norte de Beirute. O local fica perto da antiga cidade portuária de Byblos, uma das mais antigas cidades fenícias.
Os arquitetos Patrick Mezher e Walid Ghantous (BLANKPAGE Architects) e Karim Nader (Karim Nader Studio) trabalharam durante quase quatro anos no projeto desta luxuosa mansão situada à beira mar, projetando cada detalhe de uma casa que reinterpreta uma série de aspetos ambientais do local: a luz, o sol, o ar, a formação rochosa do litoral em que assenta para abraçar a praia sem qualquer mediação desnecessária que não seja o som perpétuo das ondas a bater na costa.
Inspirada nas formações rochosas, a casa revela-se em níveis sobrepostos, replicando o layout das casas tradicionais, onde os quartos são agrupados em torno de um pátio. O pátio abre-se completamente em direção ao mar, e os dois volumes laterais, colocados num ângulo que lhes permite abraçar o horizonte o mais amplamente possível, fundem-se com a natureza em redor. Nesse sentido, a topografia e as formações rochosas do litoral parecem prolongar-se para dentro da casa; o mar em si faz parte desta residência, e a água e a brisa salgada dialogam com todos os elementos arquitetónicos.
A Villa Kali tem uma superfície total de 2.000 metros quadrados e consiste em dois volumes que se abrem para o mar em forma de V, com pontes de ligação. As duas alas laterais direcionam o olhar dos seus moradores e convidados para o Mediterrâneo através de uma ampla escadaria que conduz da garagem a uma área de receção, no centro da casa.
Nesta área mais pública, que pode ser abrigada ou totalmente aberta aos elementos por meio de um sistema de portas de vidro deslizantes, existe a sala de estar, o bar, o ginásio e a cozinha.
Da área da receção pode-se aceder ao terraço, caminhar em direção à piscina, descer em direção à praia. Os dois pisos superiores incluem 11 suítes, cada uma com vista para o litoral e o mar, além de outras salas de estar. Um terraço suspenso facilita a circulação entre as duas alas. Um jardim no topo da casa completa a composição, fazendo referência novamente às formações rochosas do local.
“Todo o processo, do projeto à construção, e depois ao próprio habitar da casa foi muito emocionante para todos nós: arquitetos e proprietários. Como designers, respondemos ao pedido dos nossos clientes, de uma casa de praia cheia de luz, que fosse espaçosa o suficiente para acomodar grandes festas e reuniões. Experimentámos uma interação surpreendente do espaço interior e exterior, aproveitando ao máximo o local e a topografia. Os moradores gostaram muito de seguir todo o processo de construção das casas e e como tal viveram connosco momentos especiais, e creio que hoje aproveitam ao máximo a sua casa elegante e exuberante, construída para entreter grandes grupos de amigos ”, disse a respeito o arquiteto Karim Nader.