A Casa L’Accostée está localizada na zona de Adstock, nas margens do Lago St-François (Quebec, Canadá). Os clientes já aqui haviam morado, por alguns anos, e são amantes de atividades aquáticas, algo que aquele lago propicia. Pelas boas recordações, e porque a família hoje é maior, decidiram reconstruir a velha casa, capacitando-a de mais conforto, espaço e funcionalidades, trabalho levado a cabo pelos arquitetos do estúdio Bourgeois/Lechasseur.
Toda a antiga casa, que estava em mau estado e já não tinha espaço suficiente para acolher a família, foi alvo de recuperação, preservando-se o seu aspeto em grande sintonia com o ambiente natural e privilegiando-se as grandes aberturas, para manter as vistas sobre o lago. Outra demanda dos clientes: uma casa acolhedora e ‘friendly’, que respeitasse o meio ambiente e se abrisse às margens do lago.
As fundações originais foram mantidas de modo a proporcionar uma grande área de armazenamento. Foi ainda construído um terraço com spa, ao qual se acede via as generosas escadas que conduzem ao lago. Este peça arquitetónica assume é hoje uma das que mais destaque têm na nova casa. A inclinação do lugar também faz parte do design: os espaços interiores interligam-se, fluindo, e acompanham o declive natural do terreno. Da estrada de acesso, os transeuntes podem ver o nível superior e a garagem, enquanto no lado do lago, três níveis elevam-se, harmoniosamente, acima do solo, revelando uma fachada articulada por uma série de ângulos e amplas aberturas. O projeto parece colar-se à localização original da casa, projetando-se para trás, em direção à floresta…
A entrada, discreta, juntamente com a fachada aberta para o lago cria uma dualidade com impacto. A ideia não é mostrar tudo de de uma vez.
A casa contemporânea distingue -se pela expressão da estrutura de madeira. As vigas expostas dentro da casa prolongam-se para o exterior enfatizando o efeito da transparência em direção ao lago. A saliência do telhado protege a fachada de vidro voltada para sul, livrando-a do superaquecimento no verão. A casa revela-se, gradualmente, através dos seus diferentes níveis. O anfitrião recebe amigos e familiares em torno da grande ilha em forma de U numa atmosfera amistosa e unificadora. O quarto principal, recuado das áreas de estar, oferece vistas pacíficas dos cedros, lá fora, enquanto os quartos das crianças, localizados no piso superior, são acessíveis pelo passadiço. A escada que liga os três níveis é leve e dinâmica. Um outro segredo bem guardado é a piscina coberta, no coração da casa. É acessível atravessando-se o mosaico que adorna as paredes da zona de chuveiro. A luz natural varre a parede no final da longa piscina, acenando aos nadadores.
O projeto foi idealizado como um volume delicadamente esculpido, aninhado no local, e respeitando a sua topografia. A formalidade das linhas, fortes, conjuga-se sem atritos com os materiais escolhidos, nomeadamente o calor e delicadeza de cedro.
Arquitetos: Bourgeois/Lechasseur architects
Ano de construção: 2017
Local: Lac-St-François, Adstock
Fotografia: Adrien Williams