Uma casa pensada para uma família com adolescentes, alvo de renovação e da total restauração dos seus interiores.
Fotografia: Giorgio Baroni
Todo o interior foi repensado, e redesenhado, por forma a ficar mais moderno e ainda para melhor se aproveitar a área útil desta casa. Os espaços foram redistribuídos de outra forma, investindo-se numa seleção de cores e materiais que cumprissem melhor os objetivos desta família.
A atmosfera é hoje sofisticada, elegante e refinada.
A entrada, a zona lounge, a sala de refeições e a cozinha fundem-se num diálogo contínuo, sem interrupções, numa forma inteligente de dilatar os espaços sem interrupção graças, em boa parte, ao revestimento das paredes, lacado a cinza, e os grandes planos de vidro.
As portas escondidas, os planos de vidro com tecido encastrado, quando necessário dividem os espaços, quando não, voltam à sua missão inicial: resguardadas.
Um móvel em de latão envelhecido, gravado, é o protagonista da entrada; É equilibrado pelo painel em marfim Macassar e pela consola em Jacarandá.
Na sala de refeições, encontramos o mesmo latão trabalhado nas pernas da mesa, em madeira de eucalipto, e nos detalhes da porta de vidro com tecido encastrado que fecha a cozinha, deixando contudo a luz e a transparência cumprirem o seu papel. Nesta mesma sala, domina ainda a combinação do ferro natural e do armário lacado a cinza.
A cozinha está ligada à sala de jantar através do prolongamento dos materiais e cores escolhidos.
A janela que mostra um pouco da paisagem é como uma pintura com cores e luzes que vão mudando ao longo do dia, mudando igualmente as cores da casa.
No living, o nosso olhar vai para o duplo pé direito, graças ao mezanino, e para a estante e o sofá em tecido cinza. A parede em verde pavão reflete a janela que emoldura a paisagem.
Todos os detalhes foram minuciosamente pensados e desenhados, sobretudo quando as necessidades mais técnicas exigiram soluções que permitissem escondê-las.
Uma especial atenção para toda a iluminação da casa, que enfatiza os pormenores arquitetónicos, os elementos decorativos e as peças de arte contemporâneas.
Tudo foi estudado ao pormenor, de modo a ali caberem e brilharem apenas peças únicas.
Nas casas de banho, combinam-se mármores preciosos, pedra e madeira, misturados com o bronze. As cabines de duche têm grandes painéis de vidro, são quase cinematográficas, com áreas que convidam a uma atmosfera relaxante.
Projeto de interiores do estúdio de design de interiores Claudia Pelizzari.