Por a 5 Março 2024

Concebida como uma casa de fim de semana para um jovem casal madrileno com dois filhos, a Casa RUBENS – nome com que foi batizada – assenta numa tipologia mediterrânea onde a cor se assume como protagonista e onde a premissa foi a de criar uma casa quente e acolhedora.

Projeto: EstudioReciente / Fotografias: Asier Rua / segundo memória descritiva

Localizada em San Lorenzo del Escorial, uma comunidade na Serra de Guadarrama a 50 quilómetros de Madrid, em Espanha, esta é a historia da reabilitação integral de uma casa térrea situada no sopé do Monte Abantos.

Concebida como casa de fim de semana para um jovem casal madrileno com dois filhos, o projeto tomou como referência as casas de verão de Cadaqués dos anos 50. A premissa era criar uma casa quente e acolhedora, onde, para além de recriar uma ideia subtil do que entendemos por Mediterrâneo, a cor fosse o outro protagonista. A cor como fio condutor de uma casa que se destina a receber amigos e apresentações artísticas com regularidade.

A intervenção, levada a cabo pelo EstudioReciente, respeitou a envolvente da habitação por se tratar, por um lado, de uma zona de proteção especial dada a sua proximidade ao Mosteiro de El Escorial e, por outro, devido à composição original dos muros de pedra com 80cm de espessura e ao bom estado da cobertura. O interior, devido à má construção dos pavimentos e ao estado de degradação dos pilares e da estrutura de madeira, foi completamente esvaziado, permitindo uma redistribuição completa da planta.

A nova distribuição dividiu então o volume em dois, dando origem a um espaço unitário de pé-direito duplo que alberga a sala de estar-sala de jantar-cozinha e um escritório no mezanino, ao qual se acede através de uma escada escultural em espiral.

A disposição original da estrutura de madeira, com as suas articulações complexas, é reproduzida exatamente em aço. Lacado com uma cor intensa, o objetivo era tornar visível uma obra excecional que anteriormente permanecia escondida atrás das divisórias e sob o telhado. Os três pilares e os seus capitéis tornam-se os protagonistas do espaço, mas também o distribuem e ajudam a compreendê-lo. A outra metade do volume alberga três quartos e duas casas de banho.

O uso da cor como elemento de individualização foi muito importante para envolver cada um dos membros da família no processo de design. Destaque para a arriscada combinação de azulejos nas casas de banho, que apesar da sua simplicidade em termos de distribuição, veio reclamar o seu lugar na composição global do projeto.

0
Would love your thoughts, please comment.x