Por a 30 Janeiro 2024

Lígia Casanova reafirma com este projeto em Lisboa, na Lapa, a sua paixão pelo azul e os ambientes serenos.

Projeto: Lígia CasanovaFotografias: Bruno Barbosa / Texto: Isabel Figueiredo

Adquirido em 2022, este apartamento foi alvo de uma série de renovações e melhorias, exibindo hoje materiais mais confortáveis, sem prejuízo de alguns elementos que atestam a sua época e que lhe conferem caráter.

Com a entrada da equipa do ateliê de Lígia Casanova, depois de tudo organizado, o apartamento abraçou, enfim, o desejado banho de calor e serenidade estética.

Ao nível dos revestimentos, as pinturas e stickers nas paredes acrescentam a nota de distinção. Os vários tons de azul adicionam as camadas, sempre tão interessantes no seu trabalho. A luz de Lisboa é generosa e invade o interior, destacando a paleta selecionada.

Ao entrar, a casa desenvolve-se num corredor que separa, à esquerda, os quartos da sala e da cozinha, destinados para o lado direito. Em frente, aloja-se o lavado social.

Entrando na zona dos quartos, um outro corredor distribui as três suítes: à esquerda a master e logo a seguir, à direita, a mais pequena, destinada às crianças. Em frente, encontramos a terceira suíte e esta zona de passagem, íntima e discreta, acaba por assumir ainda uma segunda função, a de closet de duas das suítes.

“Os seus 140m2 de área total servem uma família, estrangeira, que utiliza esta casa como refúgio de férias porque gostam muito do nosso país”, conta-nos Lígia. É aqui que a família desfruta dos dias passados em Lisboa, e em Portugal, e é a partir daqui que parte para a descoberta de outros destinos.

Não sendo a sua primeira residência, havia mesmo assim que abraçar a sua estadia com conforto e serenidade. Razão por que Lígia aproveitou as cores das paredes, já pintadas aquando da sua intervenção, adaptando a paleta de materiais ao existente.

“Mergulhámos naquele azul imenso e usámos muita madeira natural, madeira lacada, linhos, lãs, fazendas, algodões, vidro e metal”. Da mesma forma, foram desenhados e produzidos para o efeito, em colaboração com os parceiros do ateliê, os móveis para equipar a casa, “à semelhança do que já fazemos noutros projetos, sempre em linha com as necessidades dos clientes e do espaço existente”.

O suave tom de casa de praia, a personalidade descontraída e a sensação de arejamento dominam o olhar. A sinfonia é azul.

0
Would love your thoughts, please comment.x