Por a 29 Março 2023

Todos os anos, a Maison&Objet anuncia o vencedor do prémio Designer do Ano. O objetivo é reconhecer e celebrar o trabalho de um designer, do seu talento e habilidade excecionais no cenário internacional de design e decoração.

Imagens cedidas

A Maison&Objet elegeu Raphael Navot, residente em Paris, como o Designer do Ano da edição de janeiro de 2023. Navot, designer de interiores multidisciplinar, apresentou ‘The Apothem Lounge’ durante a feira, uma instalação imersiva concebida para “retratar uma emoção visual”, através da curadoria de uma estrutura aberta onde luz e textura foram dominantes.

Raphael Navot nasceu em Jerusalém (Israel) em 1977. Em 2003, formou-se em Design Conceptual pela Design Academy de Eindhoven, após o que se estabeleceu em Paris, abraçando a exploração das disciplinas de design e arquitetura de interiores. O seu portfólio inclui uma rica variedade de projetos multidisciplinares que mostram o artesanato e a habilidade franceses, variando entre exemplos de interiores na área da Hotelaria a design de produtos comerciais e feitos sob medida.

© Cerruti Draime

Raphael Navot trabalhou com David Lynch no clube parisiense Silencio (2011), colaborou na produção de uma linha altamente técnica de pisos granulados para Oscar Ono (2016) e criou uma coleção de 12 famílias de móveis – de sofás e mesas a tapetes e luminárias – para a Roche Bobois (2018).

Mas é, possivelmente, o seu trabalho no Hôtel National des Arts et Métiers (2017) o empreendimento mais significativo para o designer até hoje.

Hôtel National des Arts et Métiers

Navot revelou no ano passado a continuação da sua colaboração em matéria de design de móveis com a Loro Piana, ‘A Portrait of Comfort’, no Salone del Mobile em Milão e um hotel de 50 quartos e 10 apartamentos privados em Cannes, o Hotel Belle Plage.

Com ‘On the Same Subject’, o último trabalho para Friedman Benda em Nova Iorque, Raphael Navot prossegue a sua contínua colaboração com a galeria e o diálogo entre o artesanato e a paisagem natural.

Com inauguração prevista para o final do ano, o Dame des Arts será o segundo hotel de Raphael localizado no coração de Paris.

“Não tenho certeza de que haja uma forma visual que possa descrever a minha estética, embora todos os projetos sejam derivados de valores semelhantes e, com sorte, estabeleçam um estilo uniforme. Materiais naturais e artesanato tradicional estão sempre presentes, muitas vezes sob medida para cada projeto (…) a intemporalidade é, para mim, uma qualidade não decorativa que não remete para tendências ou para determinados motivos que estão associados a um período específico. Costumo pensar que bons interiores parecem que sempre estiveram lá”.

 

0
Would love your thoughts, please comment.x