Por a 22 Fevereiro 2023

Poucos metros quadrados, quartos unissexo, quartos partilhados, ideias para arrumar e espaço para brincar. Desenhar um quarto infantil pode ser um desafio gigante e nunca é uma tarefa que concluída, seja a longo prazo. Se está perdida e não sabe por onde começar, venha daí.

Para quem tem filhos, esta é uma divisão da casa em constante renovação. Os interesses mudam com facilidade, eles crescem rápido, pelo caminho pode ainda surgir um irmão com quem partilhar espaço, a organização é imperativa e nem sempre o espaço é muito. É por isso um desafio constante ter o quarto dos mais novos adaptado à realidade do momento. Se está a viver alguma das situações descritas em cima no momento, tome nota destas ideias.

Grandes ideias para pouco espaço

Se o seu problema passa pela falta de espaço, saiba que é possível criar vários ambientes em poucos metros quadrados. Aproveitar todos os centímetros, optar por mobiliário modular que permite várias configurações e apostar em cores mais neutras, é uma das opções. Neste quarto, por exemplo, assinado pelo gabinete Cores Arquitetura, foi deixado espaço livre no meio para brincar e os ambientes ocuparam os extremos, ficando de um lado a cama e do outro uma bancada para desenhar com estantes e gavetas para arrumar brinquedos.

© Laura Vilela
© Laura Vilela

Se o espaço continua curto mas em vez de um, tem dois filhos, a opção passa por colocar um beliche e fazer mobiliário por medida. Neste exemplo de um quarto para dois meninos, as cores neutras também foram a paleta escolhida, mas a decoração foi temática e teve a selva como inspiração.

© Lilia Mendel

Para o menino e para a menina

É também um dos desafios mais comuns, o de criar um quarto que se adapte a menino e a menina. Felizmente, longe vão os tempos em que o azul e o rosa ditavam os géneros, contudo, nem sempre é fácil superar esta prova. Se não quer arriscar, aposte em cores neutras como base para receber todos os outros detalhes e escolha uma cor transversal. Neste projeto, do gabinete Pílula Arquitetura, a cor escolhida foi o verde.

© Luiza Schreier

Neste caso em particular, uma vez que se trata de um quarto para bebé, foi tido em atenção o desenho dos móveis, que têm uma volumetria ondulada e sem esquinas, para evitar acidentes. Chamamos a atenção também para a divisão do espaço em distintos ambientes – que aqui estão adaptados a uma fase da vida mas que configura uma lógica que pode e deve ser adaptada às diferentes idades.

Organizar é o que está a dar

Pegando no ponto anterior – o da definição de ambientes dentro do quarto -, quando falamos de espaços infantis essa organização é fundamental, até por uma questão de arrumação. Digamos que um armário para roupa, uma secretária e sistemas de arrumação de brinquedos são prioritários. De preferência, todos estes elementos devem ser adaptados ao tamanho da criança para que esta chegue de forma independente e autónoma a cada um dos elementos que lhe pertence. Em matéria de arrumação, uma cesta, prateleiras na parede ou gavetões são alguns dos elementos essenciais para que mantenha a organização controlada. Veja diferentes inspirações, aqui.

Quartos para partilhar

© José Manuel Ferrão

No momento de pensar e desenhar o quarto para os seus filhos, é natural que surjam dúvidas, e se estamos a falar de personalidades diferentes, as dúvidas podem mesmo tornar-se num problema. Uma decoração atemporal acaba por ser a opção escolhida, e não focar nenhum tema em particular também. Mais uma vez a escolha de cores mais neutras ajuda na solução e manter a funcionalidade também. Mas volta tudo a complicar quando os irmãos não são do mesmo género. Se sente que está perdida na tarefa e não sabe por onde começar, veja estes exemplos.

Espaço para criar

E porque no meio de tanto desafio, também queremos criar crianças criativas, livres e com gosto por brincar, a parte lúdica tem de sobressair, ainda que na base esteja todo um lado prático e funcional. Para que se possa inspirar, deixamos algumas ideias de quartos temáticos e de quartos inspirados em livros. Agora é meter mãos à obra!

0
Would love your thoughts, please comment.x