Por a 30 Novembro 2022

O arquiteto Arthur Casas assina este projeto de interiores, onde o seu estilo inconfundível se juntou às ideias da proprietária num desenho que pretendia criar espaço para a vida e para a arte.

Projeto: Studio Arthur Casas / Fotografias: Fran Parente / descrição segundo o autor do projeto.

O “Apartamento ACL” – nome com que foi denominado pelos autores do projeto -, foi pensado para acolher uma extensa coleção de arte, que permeia todos os ambientes, conectando-os. O projeto de design de interiores, foi desenhado em conjunto pelo arquiteto Arthur Casas e pela proprietária – uma cliente e amiga de longa data do escritório, com quem o arquiteto tem bastante afinidade para desenvolver um projeto a quatro mãos.

Nesta imagem, sofá Pan Am por Arthur Casas

O maior desafio foi atender aos pedidos de: paredes livres para as obras de arte, estantes para os objetos de decoração e a criação de ambientes generosos e adaptáveis. A solução foi estender a área social do apartamento e otimizar ao máximo as paredes existentes e novas. Dessa forma, criou-se uma grande sala, onde está uma biblioteca, sala de jantar e hall de entrada, integrando vários ambientes num único espaço.

Nesta imagem, poltronas metálicas por Verner Panton, do acervo da cliente

A cozinha ganhou uma abertura que, permite ser integrada ou isolada em relação à área social. Esta solução deu ao espaço amplitude, a possibilidade de uma circulação cruzada de ar, iluminação natural e funcionalidade.

Nesta imagem, mesa de jantar Rino por Arthur Casas

Já a zona mais reservada do apartamento, onde está o quarto principal e o quarto de hóspedes, consegue relacionar-se com a sala de TV. Para a iluminação, optou-se por uma combinação de luzes direta e indireta, com o intuito de destacar as obras de arte e, ao mesmo tempo, criar conforto e funcionalidade.

Para acolher o acervo de livros e obras, a grande estante da biblioteca teve de ter um reforço estrutural e foram instaladas telas metálicas deslizantes – localizadas no centro do apartamento e acessíveis apenas pela área dos quartos – onde estão as obras de arte que não estão expostas no apartamento.

Para além da coleção de arte, a cliente tem também um rico acervo de mobiliário assinado por grandes nomes do design brasileiro, como o carrinho de chá JZ, por Jorge Zalszupin, e a mesa de centro por Adriana Varejão. Entre as peças estão também móveis desenhados por Arthur Casas há 30 anos e outros contemporâneos, como o Sofá Pan Am e a Mesa de Jantar Rino.

0
Would love your thoughts, please comment.x