Por a 23 Maio 2020

O novo escritório da empresa de seguros Lareau está instalado numa área rural sem grandes qualidades estéticas. O projeto visa inspirar a beleza e incentivar essa zona industrial a mudar, hospedando mais projetos sensíveis ao design.

Fotografia: Adrien Willilams


A empresa de Maurice Martel architect projetou dois volumes separados. Estes refletem o programa de arquitetura, que separa os espaços de trabalho das áreas comuns. O primeiro edifício, com telhado inclinado duplo, tem 50 espaços de trabalho em dois andares. Para os funcionários da empresa que passam muito tempo ao telefone, o isolamento acústico foi fundamental de modo a proporcionar um ambiente de trabalho agradável e produtivo. A opção de tornar aparente o teto da ‘catedral’, viabilizada por um isolamento externo do teto, permite que o espaço respire em altura e dá a impressão de pequenos volumes de trabalho que flutuam. Essa sensação de ausência de peso é acentuada por um design de interiores natural e organizado: paredes brancas, pisos de cimento cinza, molduras de madeira natural, fenestração abundante e clarabóias.

“Os espaços dos gabinetes são acedidos por uma pequena passarela cujo vidro lateral dá para ver uma árvore em crescimento. O enquadramento natural e as samambaias plantadas dentro do edifício atuam como uma câmara de descompressão entre os dois espaços distintos.

Nas áreas comuns, encontramos o mesmo design elegante das áreas de trabalho: azulejos brancos e móveis de madeira clara na cafetaria, piso de cimento cinza e tetos brancos. Virado a sul, o edifício recebe o sol através de algumas aberturas de vidro. O teto plano deste segundo volume permite a possibilidade e liberdade de um futuro alargamento, se necessário.

A atmosfera brilhante e clara que decora o interior dos dois edifícios contrasta com o envelope externo de abeto colorido. Construído ao lado da estrada, o edifício, que fica no meio dos campos, deixa ver, à distância, a sua madeira escura e diagonal que reforçam o ângulo do telhado de estética rural. A fachada da entrada é convidativa.

A porta preta frontal pela qual os clientes entram é do mesmo estilo que a porta traseira dos funcionários. Esta simplicidade é refletida na linguagem externa do edifício, com aberturas alinhadas num ritmo vertical quelhe confere altura, sendo ele comprido. Foi dada uma atenção especial aos detalhes, incluindo isolamento, irrigação e aberturas, o que faz deste projeto uma conquista elegante, que equilibra a simplicidade rústica com a audácia contemporânea.


FICHA TÉCNICA

Nome oficial do projeto: Lareau Headquarter
Localização: Napierville (Qc) Canada
Cliente: Lareau Courtier d’assurances
Arquiteto: Maurice Martel architecte
Design de Interiores: Linda Fillion
Paisagismo: Podar les fleurs
Data de conclusão / 2016
Área / 1350 m²
Fotógrafo / Adrien Williams

0
Would love your thoughts, please comment.x