Por a 7 Julho 2025

Localizada no coração de Cascais, esta casa funde o charme tradicional português e o design contemporâneo num enlace muito harmonioso.

Fotografias: António Moutinho / Produção: Amparo Santa-Clara / Texto: Isabel Pilar de Figueiredo

Originalmente construída nos anos 70, esta casa mantém as suas características clássicas — telhados e pedras da época —, embora a renovação feita em 2020 lhe tenha emprestado uma estética moderna e minimalista. A transformação é visível nas linhas limpas, paredes brancas e espaços amplos que hoje a definem. A fusão entre o antigo e o novo resulta numa atmosfera única, honra a arquitetura original e abraça o espírito do design contemporâneo. 

O processo de design foi uma empreitada muito pessoal para a proprietária, Reem, que sempre teve uma paixão por design de interiores — abriu recentemente a Kaizen Living Design, na marina de Cascais, levando a estética da sua casa para a comunidade de habitantes e visitantes da vila costeira. Embora não tenha formação na área, a sua participação foi ativa e evidente em cada aspeto do projeto, da disposição à seleção de mobiliário. Para materializar a visão arquitetónica, colaborou com a arquiteta italiana Claudia Drigo, da firma Acos, de Lugano; a renovação foi realizada pela BEC, uma conceituada empresa portuguesa. O processo de design de interiores foi igualmente pessoal — e para isso contou com a colaboração da Vilaça Interiores na curadoria de móveis, fabricados em Itália e em Portugal, bem como com a Roche Bobois para peças de destaque, caso da mesa de jantar e dos sofás da sala de TV

A moradia foi projetada para refletir o estilo de vida e a personalidade dos seus habitantes, que adoram receber — os espaços, amplos, são ideais para juntar amigos e família. A cozinha generosa atua como o coração da casa — “é um espaço para cozinhar e passarmos o tempo juntos”. Aqui, cada momento transmite uma sensação de criatividade e paixão pelo extraordinário.

A luz natural desempenha um papel fundamental na casa, entrando, aqui e ali, sem grandes limitações, preenchendo os ambientes com energia positiva. O layout foi pensado tendo em conta a vida familiar: se a cozinha é um ponto de encontro central, a sala de TV é o local para relaxar, fazer jogos de tabuleiro ou ver bom cinema. Os espaços exteriores são igualmente importantes — o jardim de inverno funciona como um santuário para meditações matinais, para tomar o café e passar momentos tranquilos em família. É também aqui que a sua proprietária encontra inspiração diária, rodeada pela calma e beleza do jardim.

Além da arquitetura e do design, a coleção de arte curada reflete o seu estilo de vida e gostos pessoais. “Esta coleção começou a tomar forma pouco depois da mudança para Portugal, em 2018, com a compra de uma peça do artista catalão Keke Vilabelda na exposição ARCO”, conta-nos Reem. Desde então, a coleção foi sendo engrossada com obras de artistas como Angela Miranda Penedo, com foco em peças vibrantes e que complementam a paleta neutra da base. “Adquirir arte é uma ligação imediata e emocional – um coup de foudre que conta uma história. A coleção hoje assenta numa mistura de obras contemporâneas e clássicas, com uma recente adição de Yasser Khattar, artista libanês, que representa as minhas raízes e traz um pedaço da minha ‘casa’ para dentro desta”.

As peças de arte interagem com a arquitetura. O mobiliário neutro e as linhas limpas servem de fundo perfeito para as obras: esculturas, como as bolas cerâmicas de Monica Carro Barallobre e os rostos felizes de Selma Calheira, na entrada, acrescentam personalidade e ecoam a de quem aqui habita.

Aqui e ali, a combinação de peças feitas sob medida e outras, de marcas de vulto, com um foco especial no artesanato português, dizem-nos que a tradição do país foi bem acolhida nesta residência e tal é observado nas peças de mármore ou de madeira e nos têxteis, num diálogo inteligente com o design italiano. A própria Kaizen Living Design é uma extensão da sua paixão pelo bom artesanato e peças especiais. A seleção curada de marcas que alinham com a sua sensibilidade de design incluem Byon Design, Mario Luca Giusti e Corsi Design. 

No fim do dia, esta casa é um espaço que é vivido e valorizado – uma expressão de criatividade, calor e paixão pelo design único.