Por a 13 Dezembro 2023

Conheça este projeto de arquitetura contemporânea, em Vila Nova de Gaia, Porto, com interiores assinados pela Oka Home. 

Design de interiores: Oka HomeFotografia: Bruno Barbosa / Texto: Isabel Figueiredo

A Norte, um casal amante do espaço e do conforto, habita esta casa onde a generosidade das áreas, a boa dose de luz natural e a harmonia da paleta de cores, as dos materiais e dos acessórios e mobiliário escolhidos, asseguram uma vivência tranquila. Lá fora há todo um mundo de verde e espaço que baste para desanuviar, o olhar e a mente. 

Dividida em sete divisões, e com aproximadamente 350 metros quadrados de área, a casa de arquitetura moderna foi gizada e construída de raiz, pelo arquiteto Miguel Barbosa, e idealizada pelos seus proprietários – que acompanharam toda a fase de construção -, à medida dos gostos e necessidades deste casal.  

As áreas amplas, que dialogam e intercomunicam visualmente, o pé direito com uma boa altura e a quantidade de luz natural, que invade os interiores sem grandes obstáculos, são qualidades que aqui vigoram e as principais valências da casa. 

Para tal contribuíram e boa parte a escolha dos materiais, na sua generalidade naturais, mas também as linhas simples, que valorizam o enquadramento da casa voltada para o relvado exterior.  
“A utilização da pedra, o mobiliário e as portas em madeira de carvalho ripado, assim como a aplicação de azulejo biselado, característico do Porto, são bons exemplos disso”, refere-nos Filipa Trocado, da Oka Home, que assina o projeto de interiores. 

Para este projeto residencial, havia que encontrar o equilíbrio entre localização, construção e o seu recheio, daí que se tenha tentado promover um diálogo harmonioso entre o mobiliário de herança familiar e o mobiliário feito à medida, com vista à sua adequação às dimensões reais da casa. São bom exemplo disso, a  mesa de casa de jantar, o aparador em carvalho, o sofá alinhado em L…  

Na sala de estar, ponto de encontro por excelência dos proprietários e das visitas, é elemento central a parede divisória em pedra com recuperador de calor encastrado que funciona como um biombo, separando física e visualmente o hall de entrada deste espaço amplo e da sala e jantar. 

Aliás, esta é a zona da casa favorita do casal, pela amplitude, pela luz natural que entra pelas superfícies de vidro, inclusive pelas claraboias, pela forma como comunica com a envolvente. Quartos, cozinha, casas de banho… tudo se alinha pelo mesmo critério: superfícies brancas, chão de madeira clara, pedra e depois os elementos decorativos, em tons neutros, na sua maioria, que sublinham esta harmonia. Aqui e ali, alguns apontametos de cores mais fortes, um dourado, um encarnado, sem prejuízo, pelo contrário, desta unidade visual. 

0
Would love your thoughts, please comment.x