Por a 19 Setembro 2023

A Três Quartos assina o projeto de interiores deste apartamento destinado às férias de um casal apaixonado por Sesimbra.

Projeto: Três Quartos / Fotografia: Hugo Nogueira / Texto: Isabel Figueiredo

Ver o mar, ter uma área exterior com um cenário de azul sem fim, ter, ainda, espaço para acolher as visitas, nomeadamente o filho, já em idade adulta, foram alguns dos pedidos iniciais, integralmente cumpridos pela equipa da Três Quartos. O casal de portugueses, atualmente a morar fora do país, queria, da mesma forma, que na sua nova casa de férias junto à costa houvesse espaço para incluir as obras de arte que foram colecionando ao longo dos anos. E ao espaço amplo e aberto, adiciona-se a boa dose de luz natural, que qualquer casa agradece, bem como o seu recheio, que se vê enaltecido.

“A localização da casa não podia ser mais perfeita”, conta-nos Ricardo Loureiro, da Três Quartos. “Um dos membros da família é o diretor de uma grande empresa e nutre desde sempre um fascínio especial por Sesimbra e, como tal, era para ele importante encontrar a casa de férias naquele lugar, com um enquadramento geográfico único e uma costa atlântica que se estende por várias dezenas de quilómetros”, continua. A proximidade com Lisboa fez, além do mais, que a decisão agradasse ao filho do casal, também ele amante do mar e da agitação própria da grande cidade.

A amplitude do espaço interior (130m2), a vista do oceano observada a partir do terraço (130m2), a luz natural e o layout (dois quartos, sala comum partilhada com a cozinha com ilha, além das zonas técnicas, lavabo social e casa-de-banho) contribuíram para que a decisão de compra fosse fácil. O casal português, com uma carreira internacional, ansiava um refúgio de férias assim: em frente à praia e perto de Lisboa. E se a geografia jogou a seu favor, o grande terraço, que se prolonga pela fachada do apartamento, atuou como o elemento fulcral para a tomada de decisão.

“Ficaram deslumbrados com toda aquela vista”, diz-nos Ricardo. “E com o terraço, onde podem descansar, mas onde podem, também, reunir os amigos e família”. Além disso, há espaço para incluir as obras de arte, “adquiridas aqui e ali, nos muitos países que já visitaram, ou onde viveram, porque a arte é uma paixão do casal”.

A Três Quartos, composta por Teodora Costa e Gorete Duarte, autoras do projeto, especialista em alojamento local, ‘home staging’, aluguer de móveis, compra e venda de imóveis e decoração, soube interpretar as vontades e necessidades dos seus clientes com toda a sensibilidade e inteligência. Porque mais é menos, e porque o simples é tantas vezes melhor do que o intrincado.


De entre as peças de mobiliário selecionadas e a paleta de cores, predominantemente neutra, em linha com a dinâmica da casa, destaca-se algum mobiliário customizado, que se estende à cozinha e espaços de banho, desenhado pela Três Quartos, por forma a aproveitar ao máximo todo o espaço possível destinado à arrumação e à criação de um ambiente funcional. A peça central deste projeto? O quadro de um pintor chileno, Totoy Zamudio, que harmoniza com as obras de outros artistas plásticos, entre eles Leonel Moura, de que os proprietários gostam muito.

0
Would love your thoughts, please comment.x