Por a 5 Agosto 2022

Funcionalidade, capacidade de adaptação e uma estética sóbria, jovem e masculina. Estas foram as premissas para o projeto de remodelação da autoria do SketchLab Arquitetura. O resultado, fala por si.

Projeto: SketchLab Arquitetura / Fotografia: Raiana Medina

A funcionalidade e a capacidade de adaptação a mudanças futuras – como o aumento do núcleo familiar – estão muitas vezes no cerne da questão, quando falamos de projetos de remodelação atuais. Por isso mesmo, no caso deste apartamento, elas também foram premissas com que Luana Bergamo e Luiza Mesquita, do SketchLab Arquitetura, tiveram de lidar. Isso e a criação de uma estética jovem e masculina, não fosse o apartamento para um jovem de 30 anos, ainda a morar sozinho.

Para materializar os pedidos do cliente foram feitas intervenções em praticamente todas as divisões. Os quartos, por exemplo, que originalmente eram três, passaram a dois. Com esta alteração, ganhou em espaço a área social que passou a ter três ambientes: sala de estar, sala de jantar e sala para ver televisão. Na nova disposição, a cozinha foi integrada na sala e todo esta espaço social passou a ser o coração do apartamento.

A destacar no projeto há o sofá em ilha, que atende ao mesmo tempo a sala de estar e de televisão; ou o canto de leitura na sala, composto pelo tradicional trio “poltrona + mesa lateral + candeeiro de pé”; o bar em madeira na parede atrás da poltrona de leitura, que dá continuidade à bancada alta da cozinha, em granito preto; e a mesa de jantar com oito lugares, que permite ao cliente reunir toda a família, confortavelmente.

No geral, a decoração segue um estilo contemporâneo e atemporal. Na área social, por exemplo, as arquitetas usaram uma base neutra e sóbria para refletir a personalidade do cliente. Já a cozinha integrada na sala, conta com materiais mais escuros e o uso de madeira num padrão clássico.

0
Would love your thoughts, please comment.x