Por a 14 Junho 2022

Era uma vez, numa Ucrânia diferente da de hoje, um apartamento que conseguiu fundir o étnico ao rústico e acrescentar-lhe elos de ligação familiares entre diferentes gerações. Um apartamento com alma, que reflecte a história do edifício que o acolhe e da família que o idealizou. Não sabemos se continua assim. Mas esperamos que sim.

Projeto: Replus Design Bureau / Fotografias: Andrey Bezuglov / descrição enviada pelos autores do projeto, via archdaily.

O “apartamento Guculska” é um projeto do escritório Replus que repensa o estilo étnico tradicional dentro do ambiente austríaco neo-renascentista.

O projeto consistia em reabilitar e redesenhar um antigo apartamento num edifício histórico no coração de Lviv, na Rua Hutsulska, datado de 1892-1896. A equipa de arquitetos decidiu manter tudo o que foi possível dos elementos originais e adicionar alguns novos elementos étnicos, criando assim uma sensação intemporal e  destacando os aspectos modernos do espaço.

“Desde o início, estávamos limitados por salas extremamente estreitas e longas, portanto, nosso principal objetivo era o de criar uma sensação de espaço extra através de espelhos e com o posicionamento correto dos móveis. O apartamento estava em péssimo estado, por isso os tetos rachados na cozinha e na sala tiveram que ser removidos. Por cima desses tetos, descobrimos velhas vigas de madeira que guardámos. Algumas já estavam podres, assim como o chão da cozinha. Desmontámos essas peças e reforçámos a estrutura. Com pavimento radiante integrado, colocámos por cima ladrilhos de mármore natural. O piso de parquet nos quartos também foi reabilitado em todo o apartamento”, contam os arquitetos.

Encontrámos também pequenos afrescos nos quartos. Raspámos várias camadas de tinta das portas originais do final do século XIX entre os quartos e envernizámos. Outro elemento que foi salvo e reabilitado foi um guarda-roupa vintage de meados do século XIX. Ficou preto ao longo dos anos, por causa dás várias camadas de verniz. Decidimos não tocar na superfície, apenas realinhámos, fizemos pequenas correções e deixámos como estava.

Um fogão histórico da fábrica Levynskyi foi reencarnado numa grande lareira aberta. Foi feito segundo uma tecnologia clássica do Conde Rumford, um inventor britânico, que consiste numa lareira que não é profunda, e que tem os lados inclinados reflectindo assim o calor na sala. 

O projeto tentou manter o ambiente e espírito de um apartamento localizado no centro histórico de Lviv. “Também queríamos acentuar o ambiente de vizinhança, e como parte desse conceito, substituímos as janelas voltadas para o pátio por grandes esquadrias de alumínio que se abrem amplamente. As janelas da fachada principal foram replicadas de acordo com uma tecnologia antiga utilizando madeira e ferragens originais”.

Na cozinha, foi colocada uma grande mesa multifuncional, que serve de lavatório, de superfície para confeccionar e ainda reserva espaço para pequenas refeições ou trabalhar. Os armários em nogueira abertos garantem acesso fácil e rápido a tudo sem ter de se puxar nenhuma porta.

A casa-de-banho, devido à reduzida área ficou apenas com o essencial. “Não podíamos imaginar uma casa-de-banho sem janela, porque é a divisão mais importante e onde o dia começa. Precisávamos de mais luz natural, então instalámos uma pequena janela redonda.  Colocámos uma banheira no quarto para aproveitar os sons da cidade com as janelas escancaradas enquanto se toma banho. De salientar que não há luzes de teto nem na casa-de-banho, nem na cozinha e nem na sala.

 

O layout do quarto foi alterado para isolar o quarto das crianças. Foi também feita uma parede divisória. O dono do apartamento quis usar duas vigas de madeira retiradas de uma antiga casa Hutsul no campo. Essas vigas com inscrições gravadas são originárias da casa que foi construída pelo seu avô. Uma forma de criar um elo de ligação entre as gerações familiares.


0
Would love your thoughts, please comment.x