Por a 21 Junho 2022

Um apartamento estilo loft em Nova Iorque, foi alvo de um projeto de remodelação que o tornou mais compartimentado e com opções de privacidade. O redesenho fez com que os espaços girassem em torno de um novo elemento: uma “caixa” de madeira.

Projeto: Nakworks / Ano: 2021 / Fotos: Rafael Gamo / descrição enviada pelos autores do projeto, via archdaily

Num apartamento em Lower East Side, Nova Iorque, uma mesa, um tapete e uma caixa de madeira do tamanho de uma sala são projetados como uma espécie de realismo mágico arquitetónico, criando a sensação que se tem ao encontrar – escondido mas à vista de todos – um espaço que se desdobra num mundo privado e pessoal. Esta remodelação interior, ocorreu no segundo andar de um edifício em ferro fundido, num espaçoso estilo loft, repleto de luz difusa e indireta.

O layout original havia colocado todas as principais funções dentro do mesmo espaço aberto, com a cozinha, sala de jantar e áreas de estar nas extremidades, deixando o centro vazio e sem uso. 

No entanto, os proprietários acreditavam que espaços separados iriam responder melhor às suas necessidades. E para além disso, com a pandemia, o desejo de morar num apartamento estilo loft, em open space, perdeu completamente o encanto.  A juntar a isto, a compartimentação podia criar opções de privacidade e a sensação de não estar no mesmo espaço sempre.

A remodelação proposta abraçou totalmente este desafio e dividiu o único quarto finito, substituindo-o por espaços menores que não revelariam imediatamente os seus limites. O layout interior passou a girar em torno de um elemento novo e discreto: uma caixa de madeira do tamanho de uma sala, escondida à vista de todos dentro do apartamento. Do lado de fora, a caixa é quase impercetível. O interior – que é revestido a madeira – é quente e rico. A altura dupla assegura diferentes opções de uso ao longo do tempo: um espaço para brincar, descansar, trabalhar ou estudar.

Quando se sai da “caixa”, a amplitude do loft revela-se uma agradável surpresa.  O tapete é o maior objeto da casa e a sua forma oval e irregular, estende-se para ocupar o máximo de espaço possível, mas a sua cor sutil e sua forma discreta tornam-no estranhamente impercetível.

Por fim, entre os objetos está também uma mesa despretensiosa, esbelta e grandiosa ao mesmo tempo. A sua característica mais notável é o fato de ser dupla. Estruturalmente, o tampo da mesa em camadas atua como um eixo que evita a sua flexão. Funcionalmente, o tampo inferior da mesa permite uma mudança rápida do trabalho para o jantar – já que computadores, desenhos e documentos são rapidamente arrumados. 

0
Would love your thoughts, please comment.x