Por a 14 Dezembro 2021

A madeira lacada a cor branco unifica os espaços neste T3+1 localizado na zona da Expo, em Lisboa. O apartamento foi alvo de uma atualização e remodelação para que se tornasse mais funcional, e assim mais enquadrado nas exigências dos dias de hoje.

Arquitectura: João Tiago Aguiar, arquitectos / Fotografia: FG+SG – Fotografia de Arquitectura

Com uma construção original do início deste século, o apartamento localizado na zona da Expo, em Lisboa, com uma tipologia T3+1 foi reabilitado para que, para além de uma necessária atualização, se tornasse mais funcional.

Para tal, sofreu uma reorganização espacial que, contemplou alterações de localização e eliminação e ampliação de divisões – agora mais flexíveis, funcionais e ajustadas às necessidades. Para a antiga sala de estar, projetou-se uma kitchenette e eliminou-se a suite contígua de forma a criar uma zona social ampla, virada a poente, que criasse um só espaço com áreas distintas para cozinhar, tomar refeições e estar.

A antiga cozinha pode ser aproveitada como escritório, sala de televisão ou mesmo quarto de visitas conforme o pretendido.

Uma boa parte das zonas de circulação não têm paredes, mas armários, que para além de separarem as áreas social e privada da casa, permite também uma arrumação muito eficiente. Foi ainda desenhada uma estante/armário de grandes dimensões na sala para colocação da televisão, equipamento de som, livros, fotografias e outros objetos utilitários e decorativos e que serve também como aparador de apoio à sala de jantar.

A madeira lacada na cor branco promove a unificação de todos os espaços. Por outro lado, a kitchenette a preto com o azulejo cinza-claro em espinha, consegue um efeito contrastante, mas igualmente agregador. O mesmo azulejo artesanal, mas em formato quadrangular, foi escolhido para revestir as paredes das zonas húmidas das instalações sanitárias dos quartos, exceto a instalação sanitária da suite que aparece em mármore pele de tigre.

Quanto à iluminação, desenharam-se diversas caixas de luz nos tetos em formatos distintos, de forma a quebrar a monotonia e marcar diferentes momentos. Uma grande porta de correr, que se esconde por trás da estante da sala quando aberta, separa o hall da sala.

0
Would love your thoughts, please comment.x