Após a competição internacional, Zaha Hadid Architects (ZHA) é a empresa selecionada para construir a nova sede da OPPO – Mobile Photography Technology.

A OPPO lançou o seu primeiro ‘telefone inteligente’ em 2008, e foi crescendo até se tornar o principal fabricante de smartphones da China e o quinto maior do mundo, com mais de 40.000 funcionários em mais de 40 países. Pioneira na nova tecnologia de comunicação em dispositivos inteligentes e serviços de internet, a OPPO estabeleceu seis institutos de pesquisa, quatro centros de pesquisa e desenvolvimento e um estúdio de design global.
Para alojar esse crescimento, a nova sede da OPPO continuará o seu compromisso com a conectividade através do design.
Concebido como quatro torres interligadas que atingem uma altura de 200m (42 andares), o projeto de 185.000 m² incorpora duas torres de espaços flexíveis de plano aberto, ligados por um saguão vertical de 20 andares e duas torres de serviço externas que fornecem circulação vertical. Orientadas para maximizar a vista da Baía de Shenzhen, as torres diminuem internamente em níveis mais baixos, criando grandes espaços públicos no nível da rua.
A localização externa dos núcleos de serviço das torres liberta externamente o centro de cada andar de obstruções, proporcionando vistas ininterruptas ao longo de todo o edifício, que melhoram a interação entre os funcionários.
Os grandes espaços no átrio unem todos os ocupantes através da conectividade visual, ajudando a promover a colaboração entre os diferentes departamentos da empresa. A abundância de luz natural, os variados ambientes de trabalho e a diversidade de percursos para os funcionários e visitantes se deslocarem pelo edifício são propícios ao compromisso organizacional, criativo e à espontaneidade.
Desenvolvida como um novo espaço cívico para a cidade, com uma passarela pública que atravessa diagonalmente o seu centro, a sede da OPPO incluirá uma praça ajardinada, galeria de arte, lojas, restaurantes e um link direto para a estação adjacente da rede de Metro de Shenzhen.
O Sky Plaza, no 10º andar, fornecerá aos residentes locais, visitantes e funcionários da OPPO instalações variadas de restaurantes, lazer e entretenimento, enquanto o Sky Lab, na cobertura, será um espaço público popular, com vistas espetaculares sobre uma das cidades mais dinâmicas do mundo.
Após a certificação LEED Gold da torre Leeza SOHO da ZHA em Pequim e da Generali Tower em Milão, a nova sede da OPPO foi projetada para atingir o LEED Gold do Green Building Council dos EUA; desenvolvido com sistemas de modelagem de informações de construção em 3D e gestão de energia para otimizar eficiências.
A nova sede da OPPO está prevista ser concluída no início de 2025.