Arte e devoção no Museu da Vista Alegre para ver até ao final do ano.

O Museu Vista Alegre, distinguido pelo Prémio Regiostars 2018 da Comissão Europeia, na categoria “Escolha do Público”, no âmbito da requalificação profunda do Lugar da Vista Alegre, em Ílhavo apresenta exposição temporária: “A Porcelana Vista Alegre na Diocese de Aveiro: Arte e Devoção”.

Organizada em parceria pela Vista Alegre e Comissão Diocesana para os Bens Culturais da Igreja da Diocese de Aveiro pode ser visitada todos os dias da semana, das 10h às 19h até 31 de dezembro e tem entrada é livre.

A centenária Fábrica de Porcelana Vista Alegre, localizada em Ílhavo, destaca-se no panorama europeu por integrar nas suas coleções uma diversidade extraordinária de objetos de natureza religiosa, que cruzam diferentes épocas de produção e formas de expressão.  E com esta mostra revela ao público essa ligação entre a arte da porcelana e a devoção, reunindo peças de Paróquias da Diocese de Aveiro, de colecionadores privados e do espólio do Museu Vista Alegre.

Apresentam um conjunto diversificado de objectos em exposição, com diferentes suportes materiais, estilos, técnicas decorativas, épocas e origens, procurou facilitar o cruzamento de diferentes linhas de interpretação: a encomenda, de caráter privado ou institucional; a produção, com as suas especificidades técnicas e artísticas; e, por último, a dimensão religiosa, associada à devoção, representação e explicitação do Sagrado.

Recorde-se que a ligação da Vista Alegre ao sagrado remonta às origens e à sua  própria localização geográfica. Foi no Lugar da Vista Alegre – assim conhecido pelas alegadamente milagrosas águas de uma fonte setecentista ali localizada –, que o fundador da Vista Alegre, José Ferreira Pinto Basto, decidiu instalar a primeira fábrica de porcelana do país e da Península Ibérica, naquele que foi o primeiro grande empreendimento da Revolução Industrial portuguesa. Quando o fundador da marca adquire a Quinta da Ermida e terrenos adjacentes, para ali instalar o arriscado empreendimento da produção de porcelana, a única e surpreendente edificação pré-existente em todo o espaço era uma capela inacabada, mandada construir por pagamento de uma promessa a Nossa Senhora da Penha de França pelo bispo D. Manuel de Moura Manuel.

E foi precisamente ao redor deste local sagrado, classificado como Monumento Nacional desde 1910, que o fundador estruturou todo o projeto de construção da Vista Alegre, que incluiu a unidade de produção de porcelana, a sua residência, e um dos mais completos bairros operários do país, dotado de inéditos equipamentos sociais e culturais, fruto da sua visão humanista e visionária.

A representação do sagrado encontrou a sua expressão mais complexa, quer ao nível formal, quer artístico na Vista Alegre desde os primeiros anos da sua produção. De facto, logo em meados do século XIX, a par com o fabrico tradicional de figuras clássicas, a Vista Alegre inicia a produção de imagens devocionais: peças em porcelana vidrada; elevadas sobre peanhas; decoradas a policromia e ouro, replicavam imagens ao estilo barroco em madeira, marfim ou barro. A sua iconografia reproduzia o imaginário religioso à época com incidência na representação de Santos, cenas da vida da Virgem Maria e de Cristo. Destinadas a oratórios e ao culto privado é por isso frequente encontrarem-se exemplares em colecções particulares.

Museu Vista Alegre

Lugar da Vista Alegre | 3830-292 Ílhavo

Telefone: (00351) 234 320 628

Email: [email protected]

Horário: 2ª feira a domingo das 10h00 às 19h30

GPS: 40°35’22.27” N 8°41’00.84” W

 

5
New York City, N.Y.
Apartamento em Nova Iorque por David Scott Interiors. NYC apartment.

@davidscottinteriors | Photo by @benfinkshapiro

#bestfriends #bestclients #outsidethebox #interiordesign #nymag #nyc #apartamento #apartment #apartmenttherapy #artonwalls #sofa #lamps #lighting #interiordesign #interior #interior_delux #interiores
0
Day spa! Para sábados em que não há pressas.... Escolhemos El Gouna spa da maravilhosa Casa Cook. Piscina, 2 saunas, banhos turcos, hammam.

Spa day for a lazy Saturday in Casa Cook El Gouna with two saunas, steam rooms, plunge pools and a hammam.

@casacookhotels | @fattony_studio

#casacookelgouna #egyptianoasis #wellnessyourway #arabichealing #casacook #spaday #spa #hotels #hotel #architecture #oasis #relax
1
Lisbon, Portugal
Lojas em Lisboa, Ding Dong. Lisbon shops.

@dingdong_pt | @capdemar [foto]

#dingdong #s#lojas #shops #lisbon #lisboa #christmas #what #where #beautifuldestinations #shoplocal
1
IN|OUT Para aqueles dias de frio a MCZ pensou em soluções 🔥 quentinhas. STREAM é uma salamandra a pellets, numa estrutura de aço pintada, porta de vidro entre outras características, várias cores e combustão inteligente Maestro.

Pellet stove with no front vents, made with a painted steel structure, glass door and serpentine stone or painted steel cladding. Several colours. Intelligent combustion management with Maestro.

@mcz_group |

#mczgroup #stove #pellet #pelletstove #stufaapellet #archiproducts #arquitetura #architectures #architecture #contemporary #deco #decomaison #fireplace #salamandra #frio #inverno #glass #openhouse #openspacedesign
2
PinkHouse |

@mezzoatelier
Photography @fernandogguerra @pinkhouseazores

#arquitetura #arquitecture #architecturephotography #mezzoatelier #pinkhouse #azores #açores #white
3
Miami, Florida
CONTEXT Art Miami, 3/8 Dezembro, tapeçaria The New World, trabalho da portuguesa Vanessa Barragão representada pela Galeria Casa Cuadrada, Stand A15.

@vanessabarragao_work | @artmiamifairs | @galeriacasacuadrada

#vanessabarragao
#textileart #rug #coralreef #ecology #globalwarming #climatechange #coralbleaching #wool #handmade #textile #textileartist #textiles #textilestudio #textiledesign #latchhook #crochet #ecofriendly #vanessabarragao #contextartmiami #artmiami #miami
7
É a nossa edição de Dezembro/Janeiro da #casasdeportugal e (garantimos!) está linda!!! 💫🎄❣ Três casas fora de série, no Algarve, Santiago do Cacém e nos arredores de Lisboa, em cenários de campo e com o mar a pouca distância e ao alcance do olhar, num dos casos, e interiores que vai apetecer copiar ou, quanto muito, admirar pro-lon-ga-da-men-te 😊

É sempre um prazer enorme fazer chegar às vossas mãos, a cada edição, um número da Casas de Portugal. E esta não foi exceção.

Na capa, com fotografia de João Bessone, uma casa com história, rica em conteúdo, a começar pelo humano. De quem a habita! Boas leituras e bom fim de semana! 📷 @joao_bessone

#casas #house #housedesign #housedecor #homedecor #houseandgardens #casascomalma #interior2you #interiores #arte #art #artanddecor #designdeinteriores #designinspiration #historicalbuilding #livinginthecountry #country #countrylife #countrystyle #countryhome #casasdecampo #casasdepraia #magazine
8
Porto District
Casas e jardins na cidade. Um privilégio e santuário. Para ver ao detalhe na nossa edição de #dezembro já nas bancas.

Green wonderland in the city. What a bless!

@photographybbarbosa | @amparosantaclara | @isabelpilar

#jardim #cidade #garden #gardening #city #nature #flowers #photography #plants #beautiful #autumn #autumninthecity #outdoors #flowerstagram #naturelovers #houselovers #green #trees #organic #plantas #homedecor #giardino #jardin #homegrown
3
Quem disse que a nossa cozinha não pode ter um look campestre? Nesta dominam os tons nude, e o nosso olho vai para o tampo de mármore rústico da mesa, o fogão old school e o apontamento verde que apetece replicar usando folhas de Oliveira! Nota 10.

Sharing with you this beautiful kitchen decor and the nude colours hoping to inspire all that would like to have a bit of country atmosphere inside their city homes.

Via @white_and_natural_interiors | @pinterest
#homestyling #whiteonwhite #scandi #whiteliving #whitecrush #whitehome #whitewithwood #whitespaces #coastalluxe #naturals #whiteaddiction #naturaldecor #zenspace #whiteandnatural #homeinspo #interiorstyling #homeinspiration #homedesign #pinterest
Sem mais artigos