Trocou a publicidade pelos interiores, no início dos anos 90, porque estava chegada a hora de ser mãe, projeto maior! Começou por trabalhar em casa, dividida entre as duas áreas, até que em 1998 optou pelo design de interiores. A entrevista à revista Urbana.

Fotografia: Bruno Barbosa

Lígia Casanova no seu atelier em Lisboa

Lígia Casanova no seu atelier em Lisboa

No início, e as grandes decisões têm sempre dois lados, Lígia sabia estar a deixar para trás a vida animada, e stressante, de agência de publicidade, e a abraçar um ritmo mais pausado, “uma vida calma, em que ligava a televisão para ouvir uma voz de fundo”, como nos conta entre risos, a partir do seu atelier, em Alcântara, Lisboa.

“Quando os clientes iam a minha casa elogiavam a decoração, até que um dia um amigo me disse que deveria começar a trabalhar em design de interiores, porque tinha imenso jeito. Na altura achei um disparate e nem me via a fazer interiores, até que ele e a noiva me pediram para fazer a casa deles”. A partir daí tem sido uma aventura que já dura há 24 anos.

Em que altura diria que aconteceu o ‘boom’ ou o maior reconhecimento pelo seu trabalho?

Quando em 2007 me convenceram a concorrer ao Andrew Martin. Enviei a candidatura e recebi um fax no início de 2008 com a resposta, o meu portfólio havia sido selecionado. Fiquei muito feliz porque os ‘Andrew Martin Awards’ são considerados pela revista ‘Time’ os óscares do design de interiores, e a partir daí tive a honra de ter entrado 8 vezes.

Atelier de Ligia Casanova

Atelier de Ligia Casanova

O que distingue os projetos com assinatura da Lígia Casanova?

Como designer que sou, procuro sempre criar um conceito para cada casa a partir das necessidades dos clientes; como designer gráfica, penso que uma casa é como um livro, em que cada parede funciona como uma página e tudo tem de bater certo e promover a harmonia. Por isso, a resposta talvez resida nos fatores simplicidade, harmonia e conforto dos mesmos. Hoje o nosso mote é ‘make room for hapiness’.

Que materiais e cores são hoje privilegiados nos seus projetos?

Materiais recicláveis, sempre que possível, orgânicos e ecológicos. Neutros, cinzas, azuis… e o verde, vou conseguir finalmente fazer uma casa em tons de verde!

Qual o projeto de maior envergadura feito até hoje?

Um que está a decorrer mas ainda está no segredo dos deuses.

A frase que comanda a vida de Lígia

A frase que comanda a vida de Lígia

Onde estão os seus principais clientes, em Portugal ou fora?

Estão aqui, embora tenha clientes estrangeiros em Portugal e clientes portugueses e estrangeiros a residir fora.

Como é que as pessoas chegam até si?

Através das revistas, das redes sociais mas essencialmente através dos meus clientes que recomendam o meu trabalho.

Atelier Ligia Casanova-

O que lhe falta fazer ainda?

Um eco-resort num lugar paradisíaco.

Detalhes

Detalhes

Um lema de vida

Nunca faças aos outros o que não gostavas que te fizessem a ti.

Os conselhos que daria a quem começa esta profissão?

Acreditar sempre que é possível e lutar pelos seus sonhos.

Um país que adoraria visitar e porquê?

Austrália e Nova Zelândia. A Austrália porque adorava fazer uma viagem pelo continente fora e porque tenho várias pessoas que admiro pela sua simplicidade e desapego como a Donna Hay e a Sibella Court, que penso saberem transmitir tão bem um tipo de vida com o qual me identifico. A Nova Zelândia por serem os nossos antípodas e ter paisagens de cortar a respiração.

AtelierLigiaCasanova-045

Uma cidade ou país que quer voltar a visitar e porquê?

Lijiang, na China porque tem um lago, uma montanha e a cidade sagrada e é um lugar maravilhoso, com uma paz enorme.

O que mudaria em Portugal?

Tanta coisa, tenho o exemplo de país que quando estive numa crise enorme soube dar a volta, recorrendo às pessoas mais inteligentes e capazes para os fazer sair daquela situação, a Islândia. Um país com tão poucos habitantes e com uma capacidade enorme de união entre si.

Para deixarmos de estar na cauda da Europa, entre muitas medidas, uma delas é acreditar nos nossos profissionais e apostar neles. Temos tantos e tão bons nas mais diversas áreas! Além de que estamos na moda e temos de tirar partido disso (risos).

4
É o nosso oitavo ano da edição anual Hotéis de Campo! E a nossa maior edição de sempre. Tudo sobre a maior escolha de alojamentos turísticos hand-picked em Portugal 🇵🇹 de sempre, com propostas a pensar em todos os gostos e exigências. Um must have dos que procuram saber o que há de novo e o que vale sempre a pena rever

JÁ NAS BANCAS • OUR GORGEOUS 2019 ISSUE IS OUT TODAY

Divine and beautiful hotel inspiration for your holidays. HOTÉIS DE CAMPO 2019 - the best country hotels in Portugal 🇵🇹 is out today. Get your best hotel guide and book your stay choosing from a wide selection of hotels and small country cottages among others

#hotel #hoteisdecampo #countryhotels #beachhotel #wheretosleep #wheretostay #alojamento #hoteles #hoteis #turismodeportugal #turismorural #turismo #tourism #travelgram #travelinportugal #portugal #viajando #viagememfamilia #embarquenaviagem #praia #campo #landscape #offthebeatenpath #pelaestradaafora #instatravel #instahotel #hoteles #hoteisdecharme #glamping #hoteisdecampowebsite
296
GIVEAWAY OPEN PORTUGAL 🇵🇹 Celebramos os nossos leitores e followers da revista Urbana 🖤 e estamos a oferecer este (1) Banco Concha, oferta da SAL Concept Store (Lisboa), com design de Branco Sobre Branco, estofo em veludo 100% algodão, 26x42 cm. 🙈 Para ganhar, só tem de seguir os seguintes passos:

1. Seguir a @revista_urbana
2. Seguir @sal_concept_store
3. Comentar em baixo e taggar um amigo (aumente a possibilidade de ganhar com vários comentários, tagging todos os seus amigos)

Para uma ajuda extra, faça repost deste giveaway e partilhe com #urbanabancoconcha

O giveaway fecha dia 27 maio 2019// Anunciamos o vencedor do Banco Concha by Branco Sobre Branco dia 28 de maio 2019 aqui e na nossa página de Facebook

#urbanabancoconcha #giveaway #salconceptstore #brancosobrebranco #revista_urbana #decoração #design #contest #livingroomdecor #shoppinglist #stool #banco #veludo #interiordesign
2
Na vida quase sempre é tudo uma questão de perspectiva. Bom, à parte isso, adoramos as escadas!

@ruetemple.architects

#Ruetemple #Roombuilder #architecture #interiordesign #лестницавдоме #stairs #деревовинтерьере #archdaily #arkiminimal #arkitektur #archilovers #arquitectura #arquitectos #arquitetura #arquiteturaeinteriores #stairs #escadas #staircase
3
Só uma rápida espreitadela nas inspirações que a nossa edição de #junho tem em matéria de mobiliário para o jardim, varanda, pátio ou terraço. Este ambiente (que adoramos) é da Vondom, coleção Tablet por Ramon Esteve e foi desenhado a pensar em casas modernas, funcionais e versáteis 👌

@vondom @ramon_esteve

Tablet collection for Vondom; designed by Ramon Esteve. Wanna see more? This is just a quick sneak peek on what we have inside our June issue.

#outdoordecor #outdoors #outdoordesign #outdoorfurniture #outdoorliving #furniture #gardenfurniture #furnituredesign #patiofurniture #homedecor #greendesign #exteriordesigns #diningroomdesign #chair #sunbed #loungechair #table #sofa #daybed #wood #woodworking #woodhouse
7
A nossa edição de junho já está nas bancas! Em grande destaque, os apartamentos de cidade que não passam sem um apontamento verde (dentro ou fora, no terraço, varanda ou jardim)! E todas as NOVIDADES de mobiliário e acessórios para o exterior, porque o que apetece mesmo é estar na rua e dar as boas vindas ao bom tempo! Boas leituras e bom fim de semana.

@revista_urbana
Introducing our June cover and our outside special issue. From city apartments with green inside (or outside) to all the novelties released during the last months regarding outdoors accessories and furniture. Great readings and have a lovely weekend.

#thegreenissue #outsidefurniture #apartment #apartmenttherapy #livinginthecity #livingroomdesign #interiordesign #magazine #cover #junecover #style #lifestyle #print #news #magazinecover #instamagazine #comunitymagazine #localmagazine #revistas #decoração #decoration #inspire_me_home_decor #publishing #decormagazine #outdoordesign #outdoordecor #patio #garden #patiofurniture
Sem mais artigos