A nova cadeira Chips, pela designer Lucie Koldová para a TON exibe-se curvilínea, aproveitando as capacidades de trabalhar e moldar a madeira tão conhecidas da empresa. A TON contribuiu para a criação da instalação da ‘Das Haus’ na IMM Cologne. O projeto Das Haus foi desenvolvido pela designer.
TON Chips, por Lucie Koldova

TON Chips, por Lucie Koldová

“Gosto de trabalhar com materiais translúcidos, por isso, para este projeto, escolhi um encosto visual  intencionalmente leve, feito de tecido perfurado emoldurado por madeira dobrada manualmente”, refere  Koldová, sobre as principais características da Chips. O seu trabalho é mais conhecido pelo design de luminárias, mas tal permitiu que a cadeira e o espaço que a rodeia se relacionem harmoniosamente. “Queria uma cadeira que fosse definida por curvas suaves, uma cadeira que fosse confortável e convidativa à primeira vista. Uma peça solitária, como a personagem de uma história distinta. E em contraste com uma cadeira convencional, queria uma cadeira que se sentisse sexy “, acrescenta a designer.

TON Chips, por Lucie Koldova

TON Chips, por Lucie Koldová


Chips, que lembra uma batata frita, molda-se à nossa vida e corpo. O encosto contrasta com o assento maciço, que é suportado por madeira compensada moldada. Além disso, o conforto do assento é reforçado com um travesseiro removível. “No início, pensei que a parte mais desafiante do projeto estaria precisamente no encosto. Surpreendentemente, tivemos de prestar mais atenção à força da base da cadeira, para garantir que o encosto suportasse todas as tensões”, revela Lucie.

TON Chips, por Lucie Koldova

TON Chips, por Lucie Koldová

Para além da forma sensual, Chips é interessante ainda graças ao processo manual de produção de curvatura da madeira. A madeira é submetida a um processo de banhos de vapor especiais, onde permanece por várias horas. Uma vez ‘cozinhada’, a madeira é colocada em moldes de metal e fixa por forma a estar sujeita a alguma pressão o que permite que seja moldada numa nova forma. A madeira é então seca, deixada a aclimatizar por várias semanas, lixada, tratada e envernizada. 

Lucie Koldová

Lucie Koldová


A peça esteve exposta na IMM Cologne (15 a 21 de janeiro de 2018),  como parte do prestigioso projeto Das Haus, uma casa que apresenta a visão de vida futura. Todos os anos, o projeto Daus Haus é criado sob a direção de um designer diferente, que usa a arquitetura, o design de interiores e o design de mobiliário para criar uma visão única do futuro. A designer deste ano foi Lucie Koldová, que se concentrou na luz para criar a sua visão. “Tentei imaginar luz em vários níveis e complementá-la com objetos icónicos que ajudam a completar a história”, salientou. 

TON Chips, por Lucie Koldová

TON Chips, por LucieKoldova

 

Sem mais artigos