Para o sucesso do vinho, são vários os  componentes que precisam de interagir. A localização, a videira, o clima, o conhecimento dos produtores de vinho – também os detalhes da arquitetura e a interação de diferentes partes são cruciais. A tarefa de construir espaços para o prazer do desfrute do vinho, em locais selecionados e para necessidades de alto padrão, é algo especial.


A firma de arquitetura vienense Gerner Gerner Plus é uma das especialistas neste campo, e é a responsável, entre outros, pela extensão do hotel Steigenberger, localizado nos vinhedos ao redor de Krems, Alemanha.

No caso deste projeto, a loja de vinhos Weritas em Kirchberg am Wagram, onde mais de cinquenta viticultores selecionados da região apresentam e comercializam os seus vinhos, além de áreas para degustação, vendas e armazenagem, o edifício também abriga um restaurante, salas de eventos e um bar de vinhos no rooftop. Os arquitetos localizaram o edifício de dois andares apontado o sul, numa zona com árvores maduras, que desce abruptamente para oeste cerca de 10 metros, num vale. O edifício é feito de cimento armado, com colunas de aço usadas na área da fachada de vidro. Graças à fachada de fibrocimento cinza-esverdeado e à subsequente modelagem da topografia, o edifício integra-se perfeitamente na paisagem. A caixa de vidro ganha destaque nesta mancha de verde, da paisagem em redor.

No meio dos vinhedos, nos arredores de Jois, a leste da Áustria, em Burgenland, a vinícola Hillinger foi desenhada a pensar na sua envolvente, e na relação entre edifício e paisagem, e como tal está protegida do sol intenso do dia. Apenas a sala de degustação estende a sua fachada de periscópio envidraçada em direção a Leithagebirge e Neusiedler See. Com uma vista fantástica, claro. A dimensão global da estrutura em forma de L, com uma área útil de cerca de 1.500 m2, não é perceptível a partir do exterior, uma vez que a área de produção estava totalmente localizada no edifício enterrado. A simbiose entre paisagem, viticultura e arquitetura foi um enorme desafio para o atelier.

Gerda Gerner: “A condição do solo, a ardósia amarelo-avermelhada e a extrema secura em contraste com a humidade fizeram com que o espaço de obras e a terra ao redor nos condicionassem bastante. Instalámos uma adega de cimento num buraco de oito metros de profundidade, com uma estrutura composta por traves obliquamente dispostas, em cima, para criar a exposição ideal para a produção e a adega subterrâneas.”

A família dos viticultores queria converter uma sala de adega existente, anteriormente usada como uma loja de vinhos, numa sala de degustação e apresentação de vinhos. Toda a produção de vinho – desde o engarrafamento até a disposição final – deveria ser alojada num espaço completamente enterrado no subsolo.
A sala, existente, baixa, foi visualmente levantada por painéis curvos fazendo com que a luz entre sob a forma de fileiras e ‘abram’ o espaço. Numa segunda etapa, o cliente decidiu fazer uso da adega original espaço de armazenamento dos barris de carvalho nela. Através da área de entrada adjacente, os amantes do vinho chegam agora à adega longa e estreita. Conchas de madeira foram usadas nos materiais e equipamentos e o piso foi coberto com uma camada de epóxi vermelha.

5
New York City, N.Y.
Apartamento em Nova Iorque por David Scott Interiors. NYC apartment.

@davidscottinteriors | Photo by @benfinkshapiro

#bestfriends #bestclients #outsidethebox #interiordesign #nymag #nyc #apartamento #apartment #apartmenttherapy #artonwalls #sofa #lamps #lighting #interiordesign #interior #interior_delux #interiores
0
Day spa! Para sábados em que não há pressas.... Escolhemos El Gouna spa da maravilhosa Casa Cook. Piscina, 2 saunas, banhos turcos, hammam.

Spa day for a lazy Saturday in Casa Cook El Gouna with two saunas, steam rooms, plunge pools and a hammam.

@casacookhotels | @fattony_studio

#casacookelgouna #egyptianoasis #wellnessyourway #arabichealing #casacook #spaday #spa #hotels #hotel #architecture #oasis #relax
1
Lisbon, Portugal
Lojas em Lisboa, Ding Dong. Lisbon shops.

@dingdong_pt | @capdemar [foto]

#dingdong #s#lojas #shops #lisbon #lisboa #christmas #what #where #beautifuldestinations #shoplocal
1
IN|OUT Para aqueles dias de frio a MCZ pensou em soluções 🔥 quentinhas. STREAM é uma salamandra a pellets, numa estrutura de aço pintada, porta de vidro entre outras características, várias cores e combustão inteligente Maestro.

Pellet stove with no front vents, made with a painted steel structure, glass door and serpentine stone or painted steel cladding. Several colours. Intelligent combustion management with Maestro.

@mcz_group |

#mczgroup #stove #pellet #pelletstove #stufaapellet #archiproducts #arquitetura #architectures #architecture #contemporary #deco #decomaison #fireplace #salamandra #frio #inverno #glass #openhouse #openspacedesign
2
PinkHouse |

@mezzoatelier
Photography @fernandogguerra @pinkhouseazores

#arquitetura #arquitecture #architecturephotography #mezzoatelier #pinkhouse #azores #açores #white
3
Miami, Florida
CONTEXT Art Miami, 3/8 Dezembro, tapeçaria The New World, trabalho da portuguesa Vanessa Barragão representada pela Galeria Casa Cuadrada, Stand A15.

@vanessabarragao_work | @artmiamifairs | @galeriacasacuadrada

#vanessabarragao
#textileart #rug #coralreef #ecology #globalwarming #climatechange #coralbleaching #wool #handmade #textile #textileartist #textiles #textilestudio #textiledesign #latchhook #crochet #ecofriendly #vanessabarragao #contextartmiami #artmiami #miami
7
É a nossa edição de Dezembro/Janeiro da #casasdeportugal e (garantimos!) está linda!!! 💫🎄❣ Três casas fora de série, no Algarve, Santiago do Cacém e nos arredores de Lisboa, em cenários de campo e com o mar a pouca distância e ao alcance do olhar, num dos casos, e interiores que vai apetecer copiar ou, quanto muito, admirar pro-lon-ga-da-men-te 😊

É sempre um prazer enorme fazer chegar às vossas mãos, a cada edição, um número da Casas de Portugal. E esta não foi exceção.

Na capa, com fotografia de João Bessone, uma casa com história, rica em conteúdo, a começar pelo humano. De quem a habita! Boas leituras e bom fim de semana! 📷 @joao_bessone

#casas #house #housedesign #housedecor #homedecor #houseandgardens #casascomalma #interior2you #interiores #arte #art #artanddecor #designdeinteriores #designinspiration #historicalbuilding #livinginthecountry #country #countrylife #countrystyle #countryhome #casasdecampo #casasdepraia #magazine
8
Porto District
Casas e jardins na cidade. Um privilégio e santuário. Para ver ao detalhe na nossa edição de #dezembro já nas bancas.

Green wonderland in the city. What a bless!

@photographybbarbosa | @amparosantaclara | @isabelpilar

#jardim #cidade #garden #gardening #city #nature #flowers #photography #plants #beautiful #autumn #autumninthecity #outdoors #flowerstagram #naturelovers #houselovers #green #trees #organic #plantas #homedecor #giardino #jardin #homegrown
3
Quem disse que a nossa cozinha não pode ter um look campestre? Nesta dominam os tons nude, e o nosso olho vai para o tampo de mármore rústico da mesa, o fogão old school e o apontamento verde que apetece replicar usando folhas de Oliveira! Nota 10.

Sharing with you this beautiful kitchen decor and the nude colours hoping to inspire all that would like to have a bit of country atmosphere inside their city homes.

Via @white_and_natural_interiors | @pinterest
#homestyling #whiteonwhite #scandi #whiteliving #whitecrush #whitehome #whitewithwood #whitespaces #coastalluxe #naturals #whiteaddiction #naturaldecor #zenspace #whiteandnatural #homeinspo #interiorstyling #homeinspiration #homedesign #pinterest
Sem mais artigos