Por a 8 Maio 2024

São todos homens, e pese embora as diferentes gerações têm em comum o gosto por ambientes com personalidade e estilo. A Nildo José, entregaram a tarefa de transformar um apartamento de 250m2 numa casa que atendesse aos seus requisitos estéticos e funcionais. Descubra o resultado.

Projeto: NJ+ Arquitetos – Nildo José / Fotografias: Carolina Lacaz

Avô, pai e dois filhos jovens compõem o agregado familiar que vive neste apartamento de 245m2, totalmente remodelado e composto por cozinha, zona de serviços, despensa, casa de banho, área social, sala intima e 4 suites.

O fato de serem todos homens, ditou o pedido de um projeto de remodelação mais masculino, com personalidade e estilo, onde os tons mais escuros teriam de reinar. Para dar resposta à estética e rotina de vida das três gerações aqui reunidas, as áreas de serviço e cozinha seriam isoladas das áreas sociais.

E a sala intima, living e bar seriam os espaços de descontração e interação desta família.

Nildo José sublinha que, “por se tratar de um projeto com perfil masculino e de diferentes idades, tivemos o desafio de criar um conceito moderno e único que atendesse tanto ao gosto do avô quanto ao dos netos (de 18 e 20 anos). O resultado foi uma base de tons neutros deixando a cor para  apontamentos de decoração ”.

O estilo adaptado, podemos considerar de sóbrio. Nas escolhas prevalecem  o tom da madeira escura, foi escolhido um pavimento cinza e paredes numa cor também ela neutra. A iluminação foi feita com pontos de luz e peças decorativas, criando ambientes charmosos e aconchegantes.

Porque os anfitriões desta casa gostam de receber, o projeto contemplou um bar com 4 poltronas e uma bancada para preparação de bebidas, em mármore Gris Armani polido.

A Nildo José foi também pedido que cada suite atendesse as respetivas necessidades de quem iria usá-la, pensando claro, nas gerações distintas.

Entre os acessórios e peças a destacar nos ambientes, o autor do projeto sublinha a coleção de itens encontrados em feiras e antiguidades, que vão desde peças de mobiliário como a Poltrona Vermelha, desenhada pelos irmãos Campana e produzida pela Edra, ao sofá que foi restaurado, até objetos e esculturas como a coleção de sardinhas portuguesas produzidas em cerâmica pela Bordallo Pinheiro. Destaque também para o pendente da mesa de jantar, o Zettel’z, do Ingo Maurer, que junto com a poltrona dos Campanas é um dos grandes protagonistas da área social.

0
Would love your thoughts, please comment.x