Por a 13 Fevereiro 2024

Inserida numa zona residencial no centro da cidade do Porto, lado a lado com a Avenida da Boavista, esta casa, dividida por três pisos, teve a intervenção da ML’CO Interiors em todos os espaços.  

Projeto: ML’CO Interiors / Fotografias: D.R. / segundo memória descritiva

O projeto de design de interiores, foi desenvolvido para que os cerca de 500m2 de área habitável fossem aproveitados na sua plenitude, sendo criados vários momentos de vivência da casa.

Os clientes, contam os autores do projeto de design de interiores, queriam ‘’um estilo não muito descomprometido, nem demasiado carregado ou luxuoso. Um meio termo. A decoração deveria fluir organicamente e de forma natural entre todas as divisões’’.

O piso térreo é o principal, é onde se localizam as salas de estar e refeições, cozinha, escritório e por onde é feito o acesso à garagem interior. Aqui se reúnem os amigos e a família! ‘’Seguindo a base arquitetónica existente, foi-nos pedido que enquadrássemos o nosso projeto com a paleta predefinida pelo arquiteto, o branco e o contraste da madeira de afizélia. Ao longo dos espaços, fomos introduzindo apontamentos mais quentes e alguns tons de preto que além de auxiliarem na definição das formas, tornam o ambiente mais intimista’’, conta-nos Miguel Lopes, CEO e designer de interiores da ML’CO.

O cliente, cosmopolita, necessitava de um espaço pessoal e confortável, onde pudesse trabalhar remotamente. O escritório está localizado e pensado para estar no centro da casa, a partir do qual, consegue rapidamente se deslocar até aos espaços essenciais assim como ver as crianças a brincar no jardim. Nesta divisão, o destaque vai para a cadeira de escritório Herman Miller, ‘’uma boa preferência do cliente’’, sublinham os designers de interiores.

A cozinha é o coração da casa! É funcional e adequada às necessidades da família! Sendo um dos espaços mais utilizados, foi pensada para um uso intensivo.

‘’Simples e elegante, neste espaço seguimos o contraste entre a afizélia e a cerâmica de veios claros e inserimos algumas peças desenhadas por medida que se enquadraram com a arquitetura e contribuíram para uma estética bastante agradável. Fazendo jus a outras zonas da casa, selecionamos duas peças marcantes que despertam o olhar, o quadro em Burel de tons verdes e o candeeiro pendente Flowerpot, desenhado por Verner Panton para &Tradition.

Na sala de jantar, a mesa, tão desejada, desenhada pela ML’CO Interiors, acompanha a madeira de afizélia, previamente selecionada pelo Arq. Hugo Monte, e brilha com um tampo de praticamente 3 metros em mármore Estremoz.

No primeiro piso estão localizados os 4 quartos da casa, todos acompanhados por uma casa de banho privativa. Os quartos ligam-se por um corredor iluminado que nos presenteia com um belo espaço de leitura e vista para o exterior. Em todos os quartos foi privilegiado o conforto e o bem-estar. Todos foram pensados para tirar partido da amplitude dos mesmos e responder à visão dos clientes, que sonhavam com espaços personalizados e adaptados às suas rotinas familiares.

Com cerca de 40m2, a suite master é o maior quarto da casa. Um espaço amplo, de tons suaves, equilibrados e acolhedores. Além da zona de descanso existem ainda uma zona de vestir e a I.S. Trata-se de um espaço que tem como ponto central uma cama de gomos verticais que ocupa a totalidade da parede. Um design intemporal que tornará este um quarto atual por vários anos. A opção pelas mesas de cabeceira e candeeiros suspensos faz com que seja criada uma sensação de maior leveza.

Em contraste com o que idealizamos para a master suite, nos quartos das crianças existe uma maior presença de cor e padrões.

‘’A par da sala de jogos, a sala de cinema foi uma das boas surpresas que surgiram no decorrer da obra. Não estava inicialmente planeada e hoje é uma das áreas mais importantes na vida social e em família dos clientes. Aqui criámos um espaço bastante intimista, completamente pintado a Midnight Blue e com um olhar atento sobre o layout de iluminação’’, contam.

Segundo os autores do projeto de decoração, uma das escolhas mais difíceis foi a seleção de peças de arte para algumas paredes da moradia. O briefing incidia em encontrar/criar peças personalizadas e diferenciadas dos habituais quadros.

Por último, para além da área interior, a casa conta ainda com um espaço exterior com mais de 800m2, com piscina, zona verde e uma zona de estar e de refeições.

0
Would love your thoughts, please comment.x