Por a 13 Fevereiro 2024

Na última edição da Maison&Objet, Elizabeth Leriche criou um espaço que mergulhou nas cores e nos materiais que irão criar o aspeto dos nossos interiores no mundo de amanhã. Saiba quais são as tendências que vão moldar o futuro da decoração.

Fotografias: Anne-Emmanuelle Thion

Na sua exposição “O que há de novo? Na Decoração”, intitulada “Sobre novos territórios”, Elizabeth Leriche propôs, de acordo com o tema do ano, TECH EDEN, um mergulho na natureza onírica e misteriosa, marcada por padrões arrojados, sofisticados e cores fortes. Uma reconciliação entre a tecnologia e a natureza, projetando um Éden nos projectos de decoração de interiores.

A exposição, mergulhou nas cores e nos materiais que irão criar o aspeto dos nossos interiores no mundo de amanhã. Lembramos que, Leriche é especialista em tendências, cenografia e direção criativa, e a sua seleção de estilos e novidades serve de guia para decoradores, compradores e designers de interiores.

Das profundezas da nossa imaginação, lê-se na introdução à exposição, “emergem os lugares mais belos da Terra, que Elizabeth Leriche revelou através de três temas. Primeiro, os desertos, imensos, com os seus tons ocre, terra, tijolo e areia… Depois, os oceanos, com a fluidez das algas, a beleza cintilante dos corais e a transparência da água. E, finalmente, o mundo botânico, imerso em clorofila, com o calor tropical, a frescura dos bosques profundos e toda a magia da floresta primitiva”.

Algures entre o artesanato e as novas tecnologias 3D, o futuro está a abrir novas possibilidades, e através de um percurso imersivo para os visitantes, o espaço apresentou ecossistemas fictícios onde se desenrolam os principais desafios da nossa Terra – água, plantas e minerais. Estes três mundos interligados representam, simultaneamente, grandes fontes de inspiração para o design criativo contemporâneo e encarnações das mudanças necessárias que nos esperam.

O espaço “Meta Vegetal”, foi criado como uma versão exagerada da selva encantada, onde a natureza poderosa retomou o controlo e anda à solta. Um mundo de luxo, onde uma abundância de formas, padrões e cores cintilantes recorda como estes espaços são essenciais para manter o mundo em equilíbrio. Motivos botânicos e florais convivem com ritmos geométricos, criando um universo hipnótico num chão de verdes intensos e profundos. A presença da natureza inspira a tendência emergente do design biofílico, que destaca os desenhos inspirados nos seres vivos.

“Mar Profundo” leva-nos às profundezas do abismo, é o símbolo de um oceano que permanece em grande parte inexplorado, mas cujo papel está a revelar-se essencial como regulador do clima e fonte de biomateriais sem limites. Um mundo de fluidez invisível é aqui revelado, absorvendo-nos em metáforas aquáticas. Este mundo evoca formas suaves e ondulantes, efeitos de transparência e de reflexo, e texturas inspiradas nos mariscos e nos corais. Um mundo subaquático, sustentado por uma monocromia de azuis, que destaca materiais de origem biológica feitos de algas e conchas recicladas.

Por último, “Deserto Mineral” é um encontro com estes vastos espaços abertos em formas, de cor mineral e solar, e o seu potencial evocativo encantador. Formas primordiais e elementares aliam-se a uma dimensão espiritual, conduzida por uma necessidade de reencontro com o silêncio. A pedra e a cerâmica assumem tons de terra, e estas matérias-primas encontram-se em desenhos esculturais e totémicos com uma influência vernacular. As areias movediças e a luz das dunas inspiram o entrançado e a tecelagem.

Os três mundos imaginários criados por Leriche, recordam-nos a beleza da nossa terra e os elementos naturais que nos rodeiam, inspiram e revigoram. São os motores de um desejo de criar um futuro melhor e reinventar a forma como nos relacionamos com o mundo, caminhando para um desenvolvimento sustentável em harmonia com a natureza. Algures entre o aspeto centrado no futuro e os conceitos oníricos, estas narrativas especulativas permitem-nos pensar, criar e sonhar com tantas formas de trazer a magia de volta aos produtos que povoam os nossos interiores.

0
Would love your thoughts, please comment.x