Por a 30 Maio 2023

Estudou artes plásticas no Porto e arquitetura na FAUL, em Lisboa, e trabalhou como arquiteta até que a atração por volumes, cores, ritmo e dinamismo se revelou inadiável, guiando a sua sensibilidade através das áreas do design de moda, mobiliário e arte moderna.

Fotografia: Cátia Castel-Branco / Texto: Isabel Figueiredo

Foram o design de mobiliário, a pintura e a escultura que proporcionaram a sua primeira exposição, em 1998. Hoje, Manuela Xavier tem o seu trabalho representado em várias coleções privadas, nacionais e internacionais, e pode ser visto nas exposições, em Portugal e além fronteiras, para as quais vai sendo convidada. Manuela, na primeira pessoa.

Se não fosse a Arte…?

Seria Psicologia emocional, Parapsicologia. Traduzir o invisível para o visível.

De que modo a exploração de novos materiais e técnicas tem servido como fonte de motivação?

A motivação de experimentar novas possibilidades, novas formas de me expressar guiam-me por novos caminhos e novas linguagens. Relembrar quem Eu sou e experimentar várias partes de mim que me levam à cura e à transformação e partilha, à minha maneira de estar na vida.

O que desperta os seus sentidos e a vontade de criar?

A natureza, a música, a beleza, o mundo interior, as polaridades. A Vida. Inspirar e expirar. O Silêncio.

O que está atualmente em curso, novos trabalhos?

A preparação de uma nova exposição numa galeria em Lisboa e noutra em Munique. O desenvolvimento de uma linha de roupa e arte para uma cadeia de hotéis. Um livro.

O que muda, se muda, nas próximas obras?

Nos últimos anos trabalhei em camadas, a dança das polaridades, da rigidez e fluidez. Agora estou no processo de retirar as camadas e revelar o que está por detrás dessas camadas, o que estava escondido. Revelar todo um lado meu. O essencial, a minha verdade emocional.

A mudança é importante em que medida?

A mudança é essencial para a evolução na vida. Transformação. É a dança da vida, relembrar quem sou, experimentar novas formas de expressão e manifestá-las.

O que pretende comunicar com o seu trabalho?

Uma verdade emocional / vibracional, tranquilidade, paz, beleza, elevando a vibração pessoal e coletiva trazendo beleza, paz, alegria, abundância. Conduzindo no caminho da união.

Um lema de vida que gostaria de passar a todas as gerações.

Honrar e celebrar quem somos e de onde viemos, as nossas raízes, tudo o que somos e todas as partes de nós, a vida. Descobre o que te traz alegria e segue essa alegria que é o pulsar da vida em ti e para além de ti. Relembra quem és e vive.

0
Would love your thoughts, please comment.x