Por a 16 Março 2023

Mais de 20 anos depois de criar o seu estúdio, é com o mesmo entusiasmo que Nuno Matos Cabral fala do seu trabalho e da importância do design na vida de pessoas e empresas. O designer e Head of Creativity da marca Gato Preto, falou-nos sobre os seus desafios e paixões.

Arriscamos dizer que o design, sempre esteve no seu ADN. Nuno Matos Cabral começou cedo a despertar para a importância e a magia da disciplina e no seu percurso a criatividade falou sempre mais alto. Hoje, com uma agenda preenchida e uma posição consolidada diz que o que mais gosta é de fazer acontecer. Fizemos-lhe 5 perguntas. Descubra as respostas.

A sua paixão pelo design começou cedo, pelo meio houve um curso de Direito e em 2001 fundou o seu estúdio. Quer falar-nos do seu percurso e de como a criatividade acabou por vencer?

O curso de direito foi uma influência dos pais, de muitas séries sobre tribunais e o ideal de lutar pela justiça. Foi um curso que gostei imenso de tirar, deu-me uma visão diferente da vida em sociedade. Depois de começar a trabalhar como assessor jurídico rapidamente percebi que o caminho não era aquele.

Tinha familiares que investiam em imobiliário, comecei a gerir as obras e depois veio a decoração. Em 2004 aparece uma primeira capa de uma revista da especialidade com um projeto assinado por mim e foi assim que o meu caminho profissional começou a ser desenhado.

Entretanto fui viver para Milão onde terminei um Master em Design de Interiores, no Politécnico de Milão e onde colaborei na realização dos interiores de uma exposição na Trienalle de Milão, uma experiência que me fez crescer imenso como designer e como criativo.

Nunca mais parei e já concretizei inúmeros projetos, não só de interiores, mas também noutras áreas do design. Já trabalhei com marcas conhecidas de todos, tais como a Vista Alegre, a Absolut Vodka, a Bordallo Pinheiro, Ambipur ou Sapo, entre outras.

“ODE 2.0”, assinada por Nuno Matos Cabral para a Vista Alegre

Já em 2023 um dos aparadores que faz parte da nossa coleção em nome próprio, a Metamorphose II, foi distinguido com uma menção honrosa atribuída pelo German Design Council, não podia estar mais orgulhoso.

O que mais o apaixona no design e nos interiores em particular?

Na realidade quer nos interiores, quer no design em geral o que mais me apaixona é todo o design thinking, todo o processo, desde a criação do conceito, parte tão importante do processo, passando pela validação, todas as etapas apaixonam-me.

Claro está, que o resultado final, o ser entregue a um cliente ou a vários clientes e termos um feedback positivo não pode ser mais gratificante, conseguirmos dar uma resposta ao desafio inicial é muito gratificante, é para isso que trabalho, para fazer acontecer.

Como olha para os portugueses e a sua relação com o design?

Cada vez mais os portugueses procuram um produto diferenciador. O design exclusivo com um ADN próprio cativa cada vez mais publico, mas ainda há um longo caminho a percorrer relativamente ao papel do designer na sociedade, mesmo num ambiente empresarial. Os designers e os responsáveis criativos são fundamentais dentro das estruturas empresariais para criarem o tal ADN próprio que lhes permita ser diferenciadores e atrair mais interessados nas marcas, serviços ou produtos que têm para oferecer, para ajudar a contar a história no seu todo, para que esta seja coerente.

Tenho por hábito fazer a analogia com o chef de cozinha, que há pouco mais de 10 anos, não lhe era dado o reconhecimento e o valor devido e que atualmente é visto como um verdadeiro artista.

Esse reconhecimento também deve ser dado aos designers, que tanto contribuem para o bom nome de Portugal nos mercados internacionais. Agora mesmo foram atribuídos pelo German Design Council 18 distinções para Portugal, o que nos deve deixar a todos orgulhosos. Foram a concurso mais de 4 200 projetos de 57 países, e o atelier Nuno Matos Cabral Design Studio, também foi distinguido com uma menção honrosa na categoria de mobiliário de excelência atribuída ao aparador Metamorphose II, não podia estar mais orgulhoso.

“Metamorphose II”

Assumiu em 2022 a posição de Head of Creativity da marca Gato Preto. O que há de melhor neste “casamento”?

O casamento de 36 anos de história da marca com a minha experiência de mais de 20 anos a criar os mais variados projetos diferenciadores só pode ser um casamento feliz.

São 20 anos de uma constante reflexão sobre o Design nas suas várias vertentes e na investigação dos vários pilares da sustentabilidade da perspetiva do desenvolvimento de um produto, seja ele físico ou digital, ou um serviço,   Aproveitando esta oportunidade, gosto sempre de deixar um número para reflexão: 70% do impacto ambiental de qualquer produto é definido na primeira fase, a fase de criação/conceito, pelo que nós, designers/criadores, temos uma responsabilidade acrescida relativamente ao tema sustentabilidade.

Como é um dia na vida de Nuno Matos Cabral?

Essa é a pergunta mais difícil de responder (risos). São sempre dias muito preenchidos, com muita coisa a acontecer, mas de uma forma mais resumida, o meu dia é passado com as equipas a fazer aquilo que mais gosto, a criar, nas mais variadas áreas que trabalhamos diariamente, interiores, produto, vm (visual merchandiser) ou até mesmo um serviço ou uma campanha de marketing. Aproveito para deixar um obrigado a todas e a todos os que fazem acontecer.

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