Por a 27 Outubro 2022

Timothee Mercier, arquiteto e fundador do Studio XM, assina a reconstrução desta casa em tempos devoluta que se ergue no seio de uma floresta francesa. O projeto renasceu apoiando-se no respeito pela envolvente, pela história e pela arquitetura local.

Projeto: Studio XM / Fotografias: Simone Bossi

“A minha família comprou terras na zona de Vaucluse, no sul de França, corria os anos de 2000. Na altura, repararam numa pequena casa de campo, situada mesmo no meio da floresta e abandonada há mais de uma década. A casa ficava numa colina e desaparecia confortavelmente na paisagem. Sentados com vista para as ruínas que persistiam no tempo, decidiram reconstruí-la”, a história é contada na primeira pessoa por Timothee Mercier, filho dos proprietários, arquiteto fundador do Studio XM e o autor da reconstrução e remodelação. “Naquele Verão e nos dois seguintes, trabalhei para trazê-la de volta à vida, infundindo-a com as qualidades que tornaram este lugar tão especial”.

Respeitando a sua envolvente, assim como a história e a arquitetura local, a casa foi desenhada para ser um refúgio íntimo enterrado nas colinas.

Implantada na base de uma pequena colina coberta de árvores no meio do campo, quando chega o verão, aninha-se progressivamente na floresta, sem nunca perder a vista da vinha abaixo.

A estrutura existente, foi cuidadosamente desmembrada em fases e as proporções ficaram muito de acordo com a antiga casa.

Mais do que uma simples reconstrução, a casa foi imaginada como uma renovação, enfatizando as peculiaridades da casa e dando voz ao cuidado artesanal. Foram usadas e amplificadas técnicas da arquitetura tradicional local. Exemplo disso são as paredes, na sua maioria finalizadas com “chaux”, um reboco de cal local que deixa a superfície texturada e irregular. O invólucro foi desenhado de forma simples e é quase inteiramente esculpido em carvalho de origem regional. As telhas do telhado são “tuiles anciennes”, algumas com mais de 30 anos, variando de verde a vermelho.

0
Would love your thoughts, please comment.x