Por a 10 Agosto 2022

Pequena e com um desenho simples, uma casa onde habita um arquiteto paisagista apaixonado pelo surf, que escolheu Peniche por, ainda hoje, ser o palco dos mais atletas do mundo. O projeto de arquitetura é da autoria do proprietário e a decoração e design de interiores tem a assinatura de Maria Manuela Barros.

Fotografia: Alexander Bogorodskiy

A pequena casa localiza-se no bairro o Visconde, em Peniche, erigido sobre as arribas, em local fronteiro à Fortaleza e onde predomina uma arquitetura de cariz essencialmente popular. Fica muito próxima do centro da cidade e das principais praias. Como nos descreve Maria Barros, “trata-se de uma pequena habitação com um desenho muito simples, que serve de paragem obrigatória a um arquiteto paisagista com uma forte paixão pelo surf, motivo pelo qual escolheu este destino, que continua a ser o palco dos mais prestigiados surfistas do mundo.

O cliente pretendia uma casa funcional, com uma decoração simples e de fácil manutenção, como tal, uma das exigência foi a de integrar na sala um espaço de trabalho para, pontualmente, ali se refugiar e ali desenvolver alguns dos seus  projetos de paisagismo”.

A casa desenvolve-se em dois pisos: rés-do-chão, com uma área de 40m2, onde se localiza a sala, a casa-de-banho e a cozinha; e o piso superior, em mezanino, que acolhe o quarto com, aproximadamente, 15m2, e tem vista sobre a sala e a cozinha, com um pé direito duplo.

“A vivência nesta casa é bastante agradável, principalmente à noite, com a luz ténue na sala, o calor aconchegante da salamandra e o tipo de iluminação adotada, tanto no logradouro traseiro como no pátio frontal, através do qual se acede à casa. O teto em madeira realça este conforto”.

O projeto de arquitetura é da autoria do proprietário, Hugo Mónica, e a decoração e design de interiores tem assinatura de Maria Manuela Barros.

“No seu interior, a pequena casa encontrava-se praticamente em ruínas, com uma organização espacial típica de um edifício desta natureza. Apenas se encontravam  num estado minimamente razoável as fachadas. Todo o interior foi objeto de novo desenho”.

A  nova solução resultou numa maior amplitude e em mais luz natural, a qual  entra através dos grandes planos envidraçados. “O vão das escadas de acesso ao mezanino foi aproveitado como armário para  a arrumação. Como se pretendia uma casa pouco compartimentada, optou-se encerrar a casa-de-banho com um extenso cortinado, em loneta num tom cru. Assim, há a opção da transparência durante o dia, deixando apenas visível a bancada dando uma maior amplitude ao  corredor”. 

As cortinas da sala e da cozinha são em loneta cru, o sofá e o cadeirão também receberam cores neutras. Na sala, o destaque vai para um tapete de pele de vaca que imprime um toque de maior requinte a este espaço. “Apesar de ser uma casa de praia, o cliente pretendia um espaço à sua imagem, com um certo requinte e personalidade, afastando-se um pouco da típica decoração de casa de praia. “Na cozinha, por exemplo, optámos por móveis lacados mate de cor preta, para contrastar com a cor do pavimento e das paredes. Sobre a mesa de refeição, a decoração da parede é feita com mapas onde estão assinalados os principais destinos de trabalho habituais do cliente”.

O quarto alberga dois sommiers com arrumação, e apenas uma banqueta que  funciona como mesa de cabeceira e que poderá ser utilizada para outros fins .   “Houve aqui intenção de escolher peças com alguma versatilidade no seu uso.

Todo o mobiliário foi comprado à medida. São peças simples, mas combinadas ao pormenor. Os quadros, em tons fortes, contrastam com o branco da parede. A iluminação, por seu turno, tem um papel bastante importante na casa. Na sala, apenas um candeeiro de pé, junto aos degraus, e um foco a Led iluminam  as escadas. A restante iluminação é feita por focos de teto com exceção do candeeiro de suspensão sobre a mesa de refeições. Esta casa define-se pela simplicidade da solução do projeto, materiais e decoração”.     

Na fachada principal destacam-se o conjunto de letras soltas com a designação “filete22”. A forma do lote, estreito e comprido, sugere  o nome filete.

No filete 22 da Rua do Visconde paira um ambiente sereno, aconchegante e  harmonioso. Ideal para relaxar! 

0
Would love your thoughts, please comment.x