Por a 6 Julho 2022

Ancorada à beira-mar numa colina de areia, a casa ergueu-se de uma estrutura existente envelhecida e renovou-se criando espaço de vida. Hoje, os espaços mudam ao sabor do vento e das marés e o oceano convida à calma e à contemplação.

Projeto: Martins | Afonso atelier de design / Localização: L’île de Ré, França / Fotografias: Mickaël Martins Afonso

Implantada numa ilha na costa sudoeste da França – L’île de Ré -, nesta casa os espaços revela-se através das vistas que mudam com os ventos e as marés, como se fossem um postal vivo.

Ancorada à beira-mar numa colina de areia, a casa abre-se para o oceano e o seu maior desafio foi partir de uma estrutura existente envelhecida, renovando-a e criando espaço de vida.

Os proprietários queriam remodelar a casa de forma a torná-la mais adequada ao seu modo de vida, mais confortável e, sobretudo, adaptada aos seus gostos. O projeto assinado pelo escritório Martins | Afonso atelier de design, pensou para além do interior da casa, numa redefinição das aberturas no espaço exterior.

Inserida neste enquadramento não é de estranhar que a relação entre os espaços – interiores e exteriores -, formem o coração da casa e que tenham sido pensados para construir relações privilegiadas. Ao nível dos materiais, existe uma sequência definida pela madeira que contrasta com o pavimento. Estes materiais compõem um fio condutor entre as diferentes divisões da casa, garantindo ainda uma continuidade com o exterior.

A casa foi pensada para um casal, mas também foi pensada para ser um ambiente relaxante e agradável para visitas em família. Com esse objetivo em mente, existe uma zona para relaxar no centro da casa que se relaciona com a sala de jantar, a cozinha, a sala de estar e os quartos . A sensação projetada é a de que se trata de uma casa que pode ser facilmente adaptada a qualquer estilo de vida.

A ilha central da cozinha é uma das obras-primas da casa, como uma escultura em granito preto e latão antigo. Cria uma articulação entre a área da cozinha, a área de jantar e a área de estar. O bloco, ancorado nos móveis da sala, alonga-se no vazio, de pé graças apenas a uma moldura de vidro. 

Aqui, tudo foi pensado com atenção aos detalhes para que cada elemento arquitetónico pudesse encontrar o seu espaço. Ao fundo, o oceano convida à calma e à contemplação.

0
Would love your thoughts, please comment.x