Por a 23 Novembro 2021

O apartamento de 190 m2, localizado perto do centro histórico da cidade de Verona, foi projetado para uma família e está dividido em duas secções principais: a primeira atravessa toda a casa dando acesso aos quartos, a segunda corre ao longo da rua com vista para os arredores com os seus edifícios Art Nouveau, típicos do bairro.

Fotografias: Federico Villa studio / Projeto: studio wok

A estante de 9 metros estende-se até ao corredor da entrada e abriga os vários livros dos proprietários, mudando no canto da sala para dar lugar a painéis com armários internos. O contraplacado de Okoumè distingue esta grande característica estrutural, realçando o rebordo visível na parte da estante e o grão da madeira na secção dos painéis.

Uma sequência de quatro janelas ilumina a sala, uma grande divisão definida pelo contraste entre a parede revestida a okoumè e uma divisória verde que esconde a cozinha sem dividir completamente o espaço.

A luz desempenha um papel preponderante e valoriza os materiais e cores dos revestimentos de paredes e pisos, estabelecendo um diálogo com o mobiliário de época, uma lembrança da história da família dos proprietários.

A cozinha apresenta painéis de contraplacado de Okoumè com uma pequena moldura que cria delicados efeitos de luz na superfície e identifica os diferentes elementos da cozinha.

A bancada em mármore Carrara está integrada com uma secção elevada com uma prateleira, útil para colocar e expor pequenos objetos.

O apartamento é constituído por vários blocos funcionais e os acabamentos do pavimento assinalam a transição entre os quartos: nas zonas comuns, como o entrada, sala e zonas de serviço, piso em cimento e mármore de Carrara; na zona de dormir o chão em parquet de carvalho, um material mais quente e doméstico.

O quarto principal é dividido em duas áreas por via de uma divisória que contém os guarda-roupas e serve ainda como cabeceira da cama.

Tal como na sala de estar, o espaço é definido sem ser dividido por um elemento individual, que interage com o quarto de cada lado e pode ser organizado de diferentes formas.

O closet conduz à casa-de-banho, onde o duche é um monobloco de mármore verde da Guatemala, atuando como pano de fundo para um bloco de carvalho simples que sustenta o lavatório.

0
Would love your thoughts, please comment.x