Por a 9 Novembro 2021

Espaço é algo que nunca é demais, embora, na maioria dos casos, tenhamos de aprender a lidar com a falta ‘dele’… Se sofre de pouco espaço na cozinha, fique para ver as soluções que reunimos para si.

Fotografia de destaque: Francisco Nogueira

Cada cozinha tem a sua especificidade, e para isso contribui a área disponível, naturalmente, mas também a arquitetura da casa, os acabamentos selecionados, as necessidades e dinâmicas de cada família em concreto.

Existem algumas boas ideias para otimizar o espaço nestas zonas de trabalho: seja ao potenciar a arrumação, ao adequar o espaço a uma melhor zona de refeições ou simplesmente a criar maior homogenia nesta divisão.

  1. ARMÁRIOS DE CANTO

São os mais difíceis de gerir, mas quase todas as cozinhas os têm. O seu acesso não é fácil, mas a área útil por dentro, não é de desperdiçar. Acredite que com os acessórios certos, os seus interiores podem ser potenciados.

2. PRATELEIRAS GIRATÓRIAS

Regra geral, estão intimamente relacionadas com o ponto anterior, ou seja, com os armários de canto. Efetivamente, as prateleiras giratórias são uma das soluções disponíveis no mercado, sendo possível puxá-las e recolhê-las de forma a tirar partido do espaço interior na sua totalidade.

3. ILHAS COM ARRUMAÇÃO

Usar o bloco central da ilha com arrumação composta por armários inferiores é o verdadeiro conceito de potenciar o espaço. Além de ficar lindo estéticamente

4. COZINHA DE PAREDE ÚNICA

Vemo-las particularmente em cozinhas integradas com a sala. Tudo tem o seu lugar, e o espaço embora limitado, permite cumprir todas as necessidades.

5. PENÍNSULAS INTEGRADAS COM A SALA

Uma área de jantar entre a cozinha e a área de estar pode funcionar como apoio para refeições mas, também como uma zona de transição perfeita para a divisão contígua.

6. ZONA DE REFEIÇÃO INTEGRADA NA ILHA

Para tornar esta ideia possível basta deixar o tampo da ilha com profundidade suficiente para o encaixe das pernas. Combinar com cadeiras ou bancos altos não ocupará espaço adicional e cumprirá a função desejada.

7. APROVEITAR AS PAREDES

Se a falta de espaço é uma realidade, utilizar as paredes a seu favor é sempre uma boa ideia, recorrer a cabides de parede para pendurar loiças, panos de cozinha ou outros, pode ser o verdadeiro ‘dois em um’. Cumpre a função a arrumação mas também pode trazer um aporte estético, quando bem pensado.

8. PAREDE MULTIUSOS

Falamos de paredes que são, simultaneamente, um elemento decorativo, mas também ocupam uma funcionalidade específica. Com ardósias, ou tintas de feito ardósia é possível conseguir cozinhas com grande personalidade e usá-las para fins maiores como escrever a lista de compras, deixar frases inspiradores e recados para os restantes familiares que compõem o agregado, ou até servir de “folha em branco” para crianças em idade pequena!

9. FUNDIDA COM O RESTO

Para um resultado destes, é conveniente que a sua arquitetura seja pensada simultaneamente com o restante projeto da casa. Quando bem pensado e com os acabamentos certos, tornam-se espaços pouco invasivos como o da imagem sugerida, que quase se fundem com o resto das divisões ou circulações.

0
Would love your thoughts, please comment.x