Por a 18 Junho 2021

Fundada em 2020 pelos sócios Margarida Barreiros Cardoso, Marta Fonseca, Fernando Chaves e Martim Oliveira, a Creatura é uma das empresas do Grupo Republica 45 – um grupo com ADN digital e um foco constante no aumento da performance e resultados dos clientes.

Com foco na estratégia, a Creatura tem a ambição de transformar os negócios através do design, desenvolvendo cada projeto com base numa metodologia colaborativa orientada para o conceito.

As marcas são pensadas desde a sua conceção, ou repensadas em fases de transformação e reposicionamento. Toda a experiência do negócio associada ao design é materializada em meios físicos e digitais, dando origem a projetos nas áreas de Brand Strategy, Space Design & UX Design.

A House in Estoril foi um dos projetos desenvolvidos pela Creatura, tocando as áreas de Brand Strategy e Space Design. O desafio passou por transformar uma casa de família num boutique hotel de 12 quartos, no coração do Estoril com vista mar.

A Cretaura foi responsável por criar a Marca e Conceito, começando com uma sessão de co-criação, que reuniu uma equipa multidisciplinar nas áreas de arquitetura, engenharia, turismo, hotelaria e publicidade, para definir o seu conceito, e imaginar a vivência futura na casa.

Uma história, uma experiência de proximidade, uma mensagem que é deixada a cada hóspede que visita esta House in Estoril – um nome que pretende reforçar as características únicas da casa, e que permite a possibilidade de expansão para outras localizações com características históricas como o Estoril.

O conceito de marca está assente no património inerente à casa, vivida por um dos grandes responsáveis pela criação do Estoril. Localização única, com vista para o mar, raízes históricas e uma atmosfera de silêncio foram os pilares deste conceito.

Além da criação da Marca e Conceito, A Creatura ficou responsável por toda a decoração e vivência no espaço. Nesta segunda fase, tiveram como ambição deixar o hóspede “ser surpreendido ao longo do percurso de entrada e vivência”. E por isso, cada recanto na casa tem uma atmosfera própria, com peças desenhadas para responder às necessidades do hóspede em todas as fases da estadia.

Todos os materiais, acabamentos, textura, mobiliário e iluminação foram desenhados cuidadosamente pela Creatura, assim como a organização e design dos 12 quartos. Cada um deles, jardim, e zonas comuns têm um conceito associado.

Nos quartos, a textura de lençóis, cortinas, sistema de iluminação e o conforto da cama foi pensado meticulosamente, garantindo a melhor experiência de descanso.

De forma a garantir consistência no design do espaço, foram desenhadas peças exclusivas do projeto, alinhadas com um conceito minimalista associada a uma economia de espaço.

As cabeceiras de cama são desenhadas com dupla funcionalidade: têm um sistema de iluminação e rotação sobre um eixo que permite moldar a experiência de leitura de cada hóspede, enquanto deitado na cama.

O maleiro, desenhado na mesma linha que a cabeceira, permite uma arrumação cuidada e funcional durante a estadia dos hóspedes.

Também a estante na zona de estar foi desenhada não apenas com a função de arrumação e estética, mas como desenho de uma experiência de leitura, conhecimento e descanso.

Todo o sistema de way finding, discreto e parte integrante do espaço, pretende encaminhar sem exigir um caminho.

A House in Estoril é reflexo de um design que não é estanque, mas procura responder às necessidades do utilizador e do lugar. Permitiu à Creatura trabalhar sobre as várias dimensões do design, garantido uma experiência de vivência de espaço totalmente articulada. “Um projeto que muito nos orgulha, onde pudemos colocar em prática as diferentes valências da Creatura. Criámos o Conceito e a Marca, pensámos o espaço e toda a sua vivência, assegurámos toda a decoração com peças desenhadas para este projeto específico e definimos toda a presença e estratégia digital deste boutique hotel”, referiu Margarida Barreiros Cardoso, sócia da Creatura.”

0
Would love your thoughts, please comment.x