Por a 9 Maio 2020

Batizada Lakeside Residence, foi originalmente construída como uma cabana, sem grandes predicados, mas tem como pano de fundo o verde e o azul do lago. O coletivo de arquitetura Graham Baba Architects encarregou-se de lhe dar um ar luxuoso e acolhedor.

Fotografia Kevin Scott

A casa foi construída na década de 1960, e várias vezes modificada, por via de uma série de obras que foram sendo feitas aos poucos. Quando o cliente adquiriu a propriedade, a integridade do seu design era já inexistente.

A casa, no seio de um terreno densamente arborizado, era, contudo, ideal para a criação de um refúgio tranquilo, com uma relação privilegiada com a natureza. O trabalho de renovação coube ao coletivo de arquitetura Graham Baba Architects.

O acesso à casa faz-se hoje através de um percurso concebido como uma via que, claramente, separa a jornada de trabalho da vida familiar, enquadrado pela floresta, sugerindo uma reflexão privada.

O desnível de 15 metros da entrada até à beira da água não foi isento de desafios. Para preservar a vista do lago e mitigar a encosta íngreme da propriedade, a entrada dos automóveis faz-se serpenteando pela floresta e, aproximadamente a metade do caminho, encontra-se a garagem.

As soluções encontradas para a casa passam por uma série de espaços íntimos, sem que a vista alguma vez se perca. A porta de entrada envidraçada, com a altura de dois andares, deixa perceber o plano de água a partir do momento em que ali entramos.

No interior, a casa foi completamente reformulada. Antes sem ligação visual com o lago, todos os espaços interiores foram reorientados para as vistas.

O piso principal, que aloja a master suíte e a entrada formal, além da sala, entre os três andares, é a zona pública da casa. Aqui, os espaços, incluindo a cozinha da cozinha e a sala de pequenos almoços, além da de refeições e de estar, fluem sem barreiras.

Um pequeno quarto de hóspedes completa o andar principal.

Um segundo andar foi adicionado de modo a proporcionar a separação dos espaços privados, incluindo a master suíte e os quartos das crianças.

A escada que liga os pisos foi concebida como um conjunto de ripas de madeira (carvalho branco fumado). A cave abriga os espaços voltados para o lazer, incluindo a sala de ginástica, sala de jogos e uma sala de vinhos. Antes fechada, hoje esta cave abre-se diretamente para o exterior, quase tocando a margem do lago, permitindo que as atividades fluam de dentro para fora.

Acabamentos em materiais ricos (cimento polido e pedra, madeira de carvalho branco, piso de carvalho mate e aço envelhecido) equilibram os detalhes. Tudo, desde os puxadores das portas às torneiras, foi meticulosamente projetado e fabricado.

Entre as principais características destacam-se a escada, a caixilharia personalizada, a banheira japonesa de tamanho grande e as portas de correr com painéis de pele do quarto principal e a casa de banho. Portas ocultas e corrimãos integrados reforçam a estética mínima sem sacrificar a rica materialidade.
No exterior, o revestimento de cedro manchado de tamanhos variados fornece efeitos subtis de dimensão e sombra.
 
 FICHA TÉCNICA

Graham Baba Architects (arquitetura)
Terry Hunziker (interiores)
CPL (engenharia)
Carissa Farkas (engenheira estrutural)
Rich Haag Associates / Anne James Landscape Architect (arquitetura da paisagem)
Brian Hood (design de iluminação)

0
Would love your thoughts, please comment.x