Por a 7 Abril 2020

Os arquitetos Batay-Csorba assinam este projeto de renovação / adição no bairro de Baby Point, em Toronto, que consiste em repensar estruturalmente a anterior organização das casa e criar um layout aberto, além da adição de uma cozinha e de um quarto principal.

Fotografia: Doublespace Photography

Baby Point é um bairro que está a ser alvo de estudo como património a conservar, em Toronto. A ocupação da área data de 6.000 aC, e acredita-se que tenha sido permanentemente estabelecida no ano de 1673 como a vila de Teiaiagon. No início da década de 1820, o proeminente comerciante franco-canadense James Baby comprou 1500 acres de terra, fazendo deles a sua propriedade, conhecida pelos pomares de maçã e o salmão que nadava ao longo do rio Humber. Os herdeiros de James Baby continuaram na terra, até que o governo adquiriu a propriedade para fins militares em 1910.

Mas os planos mudaram, e o governo desistiu de ali edificar um quarel militar, vendendo a terra ao empresário Robert Home Smith. O bairro ajardinado começou a ser desenvolvido em 1912 e comercializado como “um pouco da Inglaterra longe da Inglaterra”.

doublespace photography

Este período foi marcado por um fascínio pelo revivalismo Medieval, e pelo movimento Arts and Crafts, e muitas das casas iniciais construídas no bairro eram no estilo Cottage inglês ou Tudor.

doublespace photography

Smith tinha regras estritas sobre os padrões do bairro, onde os planos de cada nova casa tinham de ser aprovados por arquitetos.

O seu desenvolvimento garantiu que a topografia natural da terra fosse mantida, dando origem a cenários pitorescos para cada casa. Além disso, com cada casa vendida, o comprador tinha de assinar um acordo de que a integridade dos projetos permaneceria intacta por 30 anos.

doublespace photography

Agora, que decorreram 100 anos, os contratos dos compradores foram suspensos e o status patrimonial do bairro ainda está em estudo. Os proprietários desta casa em Baby Point Residence gostavam do movimento Arts and Crafts, e eram a favor da preservação do caráter do bairro, e foi nesse sentido que o coletivo Batay Csorba Architects trabalhou, prolongando os princípios subjacentes ao movimento.

doublespace photography

Além dos motivos medievais, da ornamentação e da nostalgia do artesanato, os arquitetos também revisitam o movimento Arts and Crafts ao nível do espaço – criação de zonas envolventes através de materiais e dos tons ricos e quentes. Além disso, pensaram na organização de um piso em plano aberto para as áreas sociais, cada um organizado em torno de uma atividade específica e articulado através de móveis embutidos na parede espessa.

doublespace photography

A maior parte do exterior original da casa, de estuque e pedras do rio Humber, foi mantida intacta. Os arquitetos concentraram-se em ‘rasgar’ as vistas para a ravina, nas traseiras, cortando uma grande fatia de altura dupla no lado oeste da casa.

O interior da casa foi originalmente subdividido em pequenos espaços e, com o corte da casa, os arquitetos abriram todos os andares, deixando a luz inundar o espaço.

doublespace photography

O piso principal centra-se, hoje, em torno de um generoso volume de arrumação embutido. No lado da cozinha, arruma a despensa, o frigorífico e um coffee bar; ainda há espaço para um recanto de bar no lado da zona de jantar. Todas as janelas, duplas, são de grande dimensão, dando origem a vários pontos a partir do qual a vista é sempre verde, e a diferentes zonas programáticas.
O mobiliário personalizado da casa foi desenhado pela designer Heidi Earnshaw. Repensar o artesanato num contexto contemporâneo é visível em móveis como a banqueta do pequeno-almoço.



Sobre Batay-Csorba Architects

Batay-Csorba Architects dedicam-se a criar projetos que envolvam o seu contexto, utilizadores e domínio público. O coletivo cria experiências espaciais transformadoras através da exploração do local, tipologia, materialidade e movimento. O seu trabalho baseia-se na crença de que a arquitetura tem um papel fundamental na formação de como vivemos o mundo.

0
Would love your thoughts, please comment.x