Por a 19 Março 2020

Indissociável do projeto? O caráter orgânico das aldeias indígenas e das cidades antigas que a Rajasthan School, do atelier Sanjay Puri Architects, exibe. Trata-se de uma escola de configuração baixa, com apenas três níveis, espaços abertos, fechados e semi-fechados de vários volumes.

Por conhecer bem o clima do deserto em que se insere, com temperaturas acima de 35°C durante a maior parte do ano, os arquitetos decidiram orientar cada uma das salas de aula a norte de modo a obter luz solar indireta.

O auditório, a escola primária e o espaço de administração ocupam o lado sul do edifício, aberto a uma grande área abrigada em direção ao norte, para além da qual estão localizadas as salas de aula da escola secundária, a biblioteca e o refeitório.

O pátio semi-protegido tem várias vias angulares, ligando as duas partes da escola aos espaços de lazer, entre eles as zonas verdes, que favorecem o envolvimento.

Atravessada por uma série de planos trapezoidais lineares e uma estrutura sombreadora, a área principal usufrui de zonas de luz/sombra em constante mudança, dependendo da direção do sol ao longo do dia. O layout é intencionalmente fragmentado, permitindo que espaços abertos com mancha verde sejam intercalados com os espaços de ensino da escola.

Todo o edifício é aberto para um parque infantil e pista de atletismo, no lado norte.
Toda a circulação é feita através de corredores abertos e naturalmente ventilados, atravessando e contornando a mancha de verde, ao centro. As paredes verticais em ângulo atuam como pala de protecção à luz forte do sol para reduzir o ganho de calor dos lados leste, oeste e sul, gerando espaços internos mais frios.

O requisito completo de energia elétrica é gerado pela energia residual de uma fábrica de cimento nas proximidades. Além disso, toda a água é reciclada e reutilizada. O edifício, pelo seu design, é extremamente eficiente em termos energéticos.
O layout orgânico cria uma personagem diferente para cada parte da escola, orientando cada espaço com diferentes visões e percepções diferentes.

Ficha técnica:

Cliente: Shree Cement Ltd.
Localização: Ras, Rajasthan, Índia
Arquiteto principal: Sanjay Puri
Arquitetos do projeto: Ishveen Bhasin, Ankush Malde, Pooja Prajapati


Sobre Sanjay Puri Architects

Sanjay Puri, ex-aluno do Mayo College, Ajmer e St. Xaviers College, Mumbai, formou-se na Academia de Arquitetura de Mumbai em 1988 e é o principal arquiteto da empresa Sanjay Puri Architects.

0
Would love your thoughts, please comment.x