Por a 29 Novembro 2018

Localizada em Montréal, num bairro a sudoeste da cidade, esta casa de 300m2 esconde uma rica complexidade espacial por trás de sua fachada, típica da arquitetura da classe trabalhadora.

Projeto: TBA / Thomas Balaban Architecte /Área: 300 m2 / Data de conclusão: 2014 / Interiores: Tuan Vu, JF Bourdeau / T B A / Cozinha: Pure Cuisines / Cesar Cucine / Iluminação: Lambert & Fils. Bazz / Fotografia: Adrien Williams

Inspirados na formalidade das casas deste bairro do pós-guerra, os arquitetos do atelier TBA / Thomas Balaban Architecte propuseram uma residência que se encaixa e se destaca simultaneamente no contexto heterogéneo sem recorrer à mímica e sem sacrificar a natureza contemporânea do projeto.O principal desafio estava em conduzir a luz para os espaços privados e de convívio, dada a natureza rígida do lote e a disponibilidade de luz solar direta limitada que chega ao seu coração.Ao inverter a tradicional hierarquia vertical encontrada na maioria das casas de dois andares e ao criar uma série de espaços a partir do volume da casa, o projeto foi capaz de abordar a necessidade de exposição à luz direta e as preocupações com a manutenção da privacidade. Ao levar os espaços de estar para o andar de cima, a casa maximiza a luz solar direta, onde esta é mais necessário. Ao esculpir fora do volume da casa, a luz disponível no centro do lote é atraída para o coração da casa.Uma das características mais marcantes da casa é o pátio ao ar livre, central, criado para canalizar a luz até o nível mais baixo da casa. Todos os quartos têm acesso a este espaço central. Janelas com altura total em diferentes níveis proporcionam uma atmosfera teatral à zona do pátio e estimulam os proprietários a perceberem o movimento um do outro em toda a casa.O design do pátio também prioriza o uso de energia solar passiva. A transparência espacial e o pátio central aberto permitem uma profunda penetração da luz natural e uma eficiente ventilação natural e movimento do ar no microclima protegido. Paralelamente ao pátio, as escadas combinadas com uma abertura voltada para o norte na parte superior proporcionam um efeito de ‘chaminé’ refrescante dentro da casa. A casa maximiza o envidraçamento voltado para o sul para maior ganho solar direto no inverno e limita o envidraçamento na fachada norte. Os pisos de cimento radiante também atuam como uma pequena massa térmica, ajudando a atenuar as flutuações da temperatura externa.No exterior, a casa é contida, leve e monocromática, enfatizando a forma geral dos componentes e detalhes. Para unificar a forma, os arquitetos procuravam um material numa cor natural que pudesse servir tanto para a cobertura como para o revestimento de paredes – um revestimento de alumínio permanente. Painéis planos de cimento pintados para combinar com a cor do revestimento de metal foram usados como acentos subtis ao redor de portas e janelas. Em contraste com as superfícies verticais frescas, os terraços da casa são revestidos em madeira quente, Ipé, destacando estas extensões externas dos espaços de convívio.Em forte contraste com a complexidade espacial criada pelo pátio central, o interior também é harmonioso, estrategicamente articulado, com toques quentes, nomeadamente na escada central.

Os pisos de cimento polido e as paredes brancas não articuladas colocam o foco na coleção de objetos de arte e design dos proprietários. A cozinha é simplesmente organizada em torno de dois elementos – a ilha e a parede de arrumação – ambos construídos a partir do mesmo material: carvalho branco tratado termicamente. A rica cor de chocolate da madeira é cortada pelas paredes brancas e do chão cinza claro.Momentos de exuberância contrastante também são perceptíveis nos tons mais escuros e gráficos das casas de banho e na vegetação em constante mudança visível através das janelas perfurando o exterior da casa. Estes momentos arquitetónicos contribuem para o sentido de teatralidade da casa.

0
Would love your thoughts, please comment.x