Por a 24 Maio 2017

 Urbana? Sim,  e como nunca antes viu!38 37

Localizado no bairro dos Jardins, no centro de São Paulo, este apartamento de 350m2, originalmente construído na década de 1970, estava a precisar de uma remodelação profunda.

A empresa de arquitectura Triptique foi responsável pela parte estrutural da remodelação, pelas paredes-mestras, pelas áreas de ligação de espaços e pelos acabamentos, mas no que toca à parte decorativa, o responsável foi o designer de interiores Francisco Calio. A inspiração para a criação da decoração deste loft não foi difícil, pois Calio sabia que os proprietários tinham um enorme interesse por peças de design, sendo donos de uma empresa, a Dbox, que vende móveis vintage reaproveitados, entre outras peças para a casa.

Fiel à sua reputação, o designer criou uma linha muito contemporânea de casas metropolitanas, mas sempre com uma abordagem inovadora. O resultado está longe de ser uma típica casa de família, delicada ou “museu-like”, como o designer gosta de referir. Para obter este look, o designer combinou pisos de madeira grosseira com paredes brancas e armários pretos com o cimento exposto, o que ajudou a criar um ambiente perfeito para “expor” todas as peças de mobiliário, design e fotografia artística de que os donos tanto gostam.
35

O objectivo de Calio era manter o espaço mais aberto possível e enfatizar a atmosfera de loft usando uma quantidade mínima de mobiliário, sendo que é conhecido por combinar um design cool e moderno, muito urbano e actual, com boa arrumação e peças úteis. Exemplo disso é a prateleira de cimento que se prolonga na horizontal na sala, montada acima do chão. À frente, uma mesa de apoio abriga uma série de livros e serve para expor discretamente arte, como é o caso das fotografias de Beto Consorte. Na sala de cinema, uma das divisões da casa, foram usadas peças de mobiliário semelhantes, e no quarto dos filhos as prateleiras seguem a mesma linha das da sala.

 

Um modulo de cimento separa visualmente a sala de estar da sala do bilhar. Além de a estrutura ser única e se assemelhar à peça de um edifício fabril, a ideia prática é servir de bar, armazenando as garrafas, e também de built-in, com o frigorífico e armários por baixo. A mesa de jantar é cinzenta e estende-se a partir do balcão da cozinha, com um tom pensado para combinar com todo o cimento da casa.

31 30

No que toca a mobiliário, a opção foi manter o mínimo de peças possíveis para permitir um fluxo de movimento mais livre. As peças que os donos já tinham foram integradas da melhor forma possível, como a cadeira de cabedal branco Charles Eames, as cadeiras da casa de jantar e a mesa de bilhar. Como explica o designer Calio, «não podemos esquecer o passado dos nossos clientes, eles tinham uma vida antes desta casa».

Duas peças particularmente únicas que integram perfeitamente o visual do loft são a mesa lateral, um bidão de óleo polido coberto com uma lâmpada preta e uma bomba de gás retro se transformou em um armário de exposição para os copos do bar, personalizado pela loja do casal Dbox.

O novo mobiliário comprado para compor a casa foi pensado para ter uma paleta de cores neutras entre o preto e o branco, a cor de palha e o cinza. Para dar um ar mais acolhedor e com toque de textura, o designer escolheu uma cor de cobre para o tapete da sala de estar, bem uma iluminação mais pontual e focalizada.


27 17 12 11
9 2

A lâmpada de acrílico preto suspensa sobre a mesa de bilhar é desenhada pelo arquitecto Francisco Calio.

Apesar da madeira áspera e brutesca correr quase toda a casa, no corredor para os quartos o arquitecto contrabalança o chão áspero com prateleiras estreitas e de design clean para a exibição de livros verticalmente.
55

O quarto principal é envolvido em preto com cabeceira de couro também preta. Em contraste, a casa de banho é toda em branco com vidro transparente, com um ambiente muito clean. O humor do designer faz se aparecer com uma exceção ao esquema de cores: uma pequena palavra de três letras em vermelho na zona do chuveiro, que chama bastante à atenção.

 

0
Would love your thoughts, please comment.x