A piscar o olho ao Douro, o Torel Avantgarde presta homenagem aos artesãos e artistas plásticos, designers e arquitetos portugueses, exibindo algumas peças notáveis. Tudo isto, numa atmosfera de luxo citadino, com assinatura do coletivo Nano Design e de Isabel Sá Nogueira.

FOTOGRAFIA: LUIS FERRAZ

A cidade Invicta tem um novo boutique hotel cinco estrelas desde setembro de 2017. Um projeto inovador, que traz a arte para o plano principal. Inspirado no melhor de Portugal, o Torel Avantgarde tem 47 quartos muito especiais (Coco Chanel, Frank Lloyd Wright…) e sugere uma experiência ampla, que abraça as vistas sobre o rio Douro, as propostas culinárias do restaurante e aquelas que o Spa oferece, inspirado no melhor da natureza.

 Neste novo hotel tudo se harmoniza para um acolhimento perfeito, para promover uma atmosfera de luxo muito especial, onde o Design e a Arte são preponderantes – caso, por exemplo, da porta esculpida em madeira, da entrada, metamorfose artística assinada pelo escultor Paulo Neves, e que serve como celebração do nascimento do Torel Avantgarde.

 O hotel assume-se, assim, como uma experiência artística e museológica – o edifício em que está alojado remonta ao período do Estado Novo -, em harmonia com o conforto e detalhe próprios dos Torel Boutiques.Aqui, o hóspede é convidado a viver e sentir a Arte, através de um trabalho conjunto desenvolvido pelo coletivo Nano Design e pela designer de interiores Isabel Sá Nogueira, juntamente com as obras e intervenção de quatro artistas portugueses: Jorge Curval, Frederico Draw, Daniel Eime e Paulo Neves. Os seus trabalhos são parte integrante do Torel Avantgarde, dos exteriores ao lobby, do restaurante aos quartos.

PROJETO DE DECORAÇÃO, MATERIAIS, ARTESÃOS E O MELHOR DE PORTUGAL

O projeto de interiores do hotel foi partilhado por duas equipas: Isabel Sá Nogueira foi a designer responsável pelas áreas comuns; Paula Navio e Francisca Vasconcellos, do atelier Nano Design, tiveram a seu cargo todos os quartos do hotel. Para as áreas comuns, Isabel Sá Nogueira combina a arte e o design moderno com alguns apontamentos provocativos, tendo para isso colaborado com artesãos, designers e empresas exclusivamente portuguesas – são 13, no total, as marcas e os nomes envolvidos.

Paulo Neves, escultor, foi o responsável pelas portas da entrada, receção e restaurante. Frederico Draw, arquiteto e artista plástico, é o autor da pintura da entrada do restaurante, Jorge Curval, artista plástico, é o autor dos quadros para os quartos e escadaria principal, assim como das peças em ferro na fachada e zona exterior do hotel, a marca Branca Lisboa, do designer Marco Sousa Santos foi a responsável pelo mobiliário da sala altamente fotogénica, pela dose elevada de cor, assim como pelas cadeiras pretas da receção. À Mood, do designer Raul Santos, um dos seus sócios fundadores, coube toda a parte da iluminação – candeeiros de pé pretos na receção, por exemplo, entre outros.TOREL AVANTGARDEDa marca Around The Tree, pela mão do designer Alexandre Caldas, exibem-se as cadeiras e mesas do restaurante e terraços, bem como a cadeira de secretária na receção. Somam-se ainda os tapetes (fantásticos!) da Ferreira da Sá, ou da Munna Design (sofás e cadeirões da receção e cadeira do spa), para referir alguns.

Na zona dos quartos, e optando subir pelas escadas, cruzamo-nos com algumas obras do artista Jorge Curval, ao longo dos 4 pisos do hotel. Os tons escuros da madeira do piso casam com as paredes, também estas revestidas a madeira, e com a iluminação que nos guia o passo ao longo dos corredores. Ao entrar nos quartos, mergulhamos no projeto de interiores da Nano Design. Cada quarto é único e pretende homenagear vários artistas da época Avantgarde dentro de várias disciplinas, como as artes plásticas, a literatura, a música, a ciência.

TOREL AVANTGARDEO trio Nano Design assina este trabalho, em conjunto com o artista Jorge Curval, e desenvolveu uma aturada pesquisa até chegar ao resultado: quartos ricos em pormenores e detalhes, de cada um dos artistas.Foram privilegiadas as cores escuras, texturas, madeiras, funcionando como a base de apoio dos quadros.TOREL AVANTGARDEA maioria das peças de mobiliário foi desenhada pelo atelier e produzida artesanalmente em Portugal.

TOREL AVANTGARDEAqui encontramos alguns exemplos vintage, provenientes de antiquários e casas de velharias, arcas antigas, molduras em talha dourada, senhorinhas, cadeiras, cadeirões, mas ainda e tecidos e tapetes escolhidos com a curadoria dos responsáveis pelos espaços privados.

TOREL AVANTGARDEA variedade de quadros escolhidos para os quartos, todos distintos, utilizam diferentes técnicas e materiais, retratando 47 artistas / quartos dentro das tipologias propostas: Clássico, Clássico com vista, Executivo, Executivo com vista, Premier com vista, Suite Master, Suite Master com vista, Suite Premier com vista e Suite Royal com vista.

OS EXTERIORES, O RESTAURANTE E O SPA

 O lago que decora parte dos jardins do hotel é um dos locais escolhidos para relaxar e apreciar a vista majestosa sobre o Rio Douro. Como valências, somam-se a piscina e os terraços, revestidos a verde. Tudo isto com uma vista de cortar a respiração.

Por seu turno, o Spa Balsamea propõe uma lista de tratamentos, massagens e outros cuidados estéticos, bem como um ginásio e banho turco.

O restaurante Digby oferece uma cozinha contemporânea onde dominam os sabores da gastronomia nacional, com ingredientes na sua maioria de origem nacional, sempre que possível orgânicos e da estação.

SOBRE A TOREL BOUTIQUES

Esta pequena, mas exclusiva, coleção, composta por 4 hotéis (Lisboa, Porto e Óbidos) assenta na qualidade, no serviço de excelência e em proporcionar momentos inesquecíveis a todos os visitantes. João, Bárbara e Ingrid, um português e duas austríacas casaram os seus skills e vontades, e deste enlace nasceu o projeto hoteleiro de sucesso.

Onde fica: Rua da Restauração, 336 Porto / Portugal / Tel. +351 220 110 082  / web

4
É o nosso oitavo ano da edição anual Hotéis de Campo! E a nossa maior edição de sempre. Tudo sobre a maior escolha de alojamentos turísticos hand-picked em Portugal 🇵🇹 de sempre, com propostas a pensar em todos os gostos e exigências. Um must have dos que procuram saber o que há de novo e o que vale sempre a pena rever

JÁ NAS BANCAS • OUR GORGEOUS 2019 ISSUE IS OUT TODAY

Divine and beautiful hotel inspiration for your holidays. HOTÉIS DE CAMPO 2019 - the best country hotels in Portugal 🇵🇹 is out today. Get your best hotel guide and book your stay choosing from a wide selection of hotels and small country cottages among others

#hotel #hoteisdecampo #countryhotels #beachhotel #wheretosleep #wheretostay #alojamento #hoteles #hoteis #turismodeportugal #turismorural #turismo #tourism #travelgram #travelinportugal #portugal #viajando #viagememfamilia #embarquenaviagem #praia #campo #landscape #offthebeatenpath #pelaestradaafora #instatravel #instahotel #hoteles #hoteisdecharme #glamping #hoteisdecampowebsite
296
GIVEAWAY OPEN PORTUGAL 🇵🇹 Celebramos os nossos leitores e followers da revista Urbana 🖤 e estamos a oferecer este (1) Banco Concha, oferta da SAL Concept Store (Lisboa), com design de Branco Sobre Branco, estofo em veludo 100% algodão, 26x42 cm. 🙈 Para ganhar, só tem de seguir os seguintes passos:

1. Seguir a @revista_urbana
2. Seguir @sal_concept_store
3. Comentar em baixo e taggar um amigo (aumente a possibilidade de ganhar com vários comentários, tagging todos os seus amigos)

Para uma ajuda extra, faça repost deste giveaway e partilhe com #urbanabancoconcha

O giveaway fecha dia 27 maio 2019// Anunciamos o vencedor do Banco Concha by Branco Sobre Branco dia 28 de maio 2019 aqui e na nossa página de Facebook

#urbanabancoconcha #giveaway #salconceptstore #brancosobrebranco #revista_urbana #decoração #design #contest #livingroomdecor #shoppinglist #stool #banco #veludo #interiordesign
2
Na vida quase sempre é tudo uma questão de perspectiva. Bom, à parte isso, adoramos as escadas!

@ruetemple.architects

#Ruetemple #Roombuilder #architecture #interiordesign #лестницавдоме #stairs #деревовинтерьере #archdaily #arkiminimal #arkitektur #archilovers #arquitectura #arquitectos #arquitetura #arquiteturaeinteriores #stairs #escadas #staircase
3
Só uma rápida espreitadela nas inspirações que a nossa edição de #junho tem em matéria de mobiliário para o jardim, varanda, pátio ou terraço. Este ambiente (que adoramos) é da Vondom, coleção Tablet por Ramon Esteve e foi desenhado a pensar em casas modernas, funcionais e versáteis 👌

@vondom @ramon_esteve

Tablet collection for Vondom; designed by Ramon Esteve. Wanna see more? This is just a quick sneak peek on what we have inside our June issue.

#outdoordecor #outdoors #outdoordesign #outdoorfurniture #outdoorliving #furniture #gardenfurniture #furnituredesign #patiofurniture #homedecor #greendesign #exteriordesigns #diningroomdesign #chair #sunbed #loungechair #table #sofa #daybed #wood #woodworking #woodhouse
7
A nossa edição de junho já está nas bancas! Em grande destaque, os apartamentos de cidade que não passam sem um apontamento verde (dentro ou fora, no terraço, varanda ou jardim)! E todas as NOVIDADES de mobiliário e acessórios para o exterior, porque o que apetece mesmo é estar na rua e dar as boas vindas ao bom tempo! Boas leituras e bom fim de semana.

@revista_urbana
Introducing our June cover and our outside special issue. From city apartments with green inside (or outside) to all the novelties released during the last months regarding outdoors accessories and furniture. Great readings and have a lovely weekend.

#thegreenissue #outsidefurniture #apartment #apartmenttherapy #livinginthecity #livingroomdesign #interiordesign #magazine #cover #junecover #style #lifestyle #print #news #magazinecover #instamagazine #comunitymagazine #localmagazine #revistas #decoração #decoration #inspire_me_home_decor #publishing #decormagazine #outdoordesign #outdoordecor #patio #garden #patiofurniture
Sem mais artigos