O projeto é da autoria do Studio Gameiro e incidiu sobre umas águas-furtadas de um edifício do ano 1819, tipicamente ‘pombalino’ tardio, inserido num dos bairros históricos do centro de Lisboa.

Projeto: Studio Gameiro / Fotografia: Tiago Casanova

As soluções adoptadas pela equipa deste atelier de arquitetura propõem celebrar o caráter histórico existente e, de forma equilibrada, introduzir elementos contemporâneos. Uma operação holística que valoriza as técnicas e elementos tradicionais portugueses assim como potenciar a luz natural impar e vistas de Lisboa.O apartamento está localizado numas águas-furtadas, no quinto piso de um edifício de fachada de azulejo azul escuro e cantarias de pedra.

O corredor de entrada do apartamento divide a área social, traseira, e a área privada, frontal.A área social inclui uma cozinha aberta para a sala em ‘open-plan’, casa-de-banho e um terraço exterior. As paredes de argamassa e pigmento umbra naturais servem para uniformizar todo o apartamento, e apenas algumas aberturas pontuais revelam apontamentos históricos e vãos para o exterior. Uma solução de grande beleza, e de certa forma depurada, o que a torna ainda mais especial. Tais apontamentos incluem frescos originais de 1819, cruz de Santo André e paredes e tetos de tabique.

No hall de entrada, o teto, trapeira, constante do existente, está tencionalmente e destapado mas agora recuperado. Este detalhe sublinha a intenção dos arquitetos em revelar o melhor e mais bonito da antiga casa, equipando-a agora de mais conforto e outras valências, adequadas aos tempos modernos.

Os pavimentos

O pavimento das áreas privadas é de tábua corrida de madeira de Riga original, numa tonalidade cálida, em contraste com as paredes, o que imprime algum calor à casa. Por seu turno, e em alternativa, o piso da área social é um pavimento novo de mármore e cimento branco.

Este pavimento, designado de ‘Terraço’, foi criado propositadamente para este projeto e colhe inspiração nos pavimentos de desperdício de mármore aplicado nos terraços e garagens das casas dos países do Sul da Europa. Este prolonga-se desde o terraço exterior por toda a área social e ainda à casa-de-banho.


Os pedaços de mármore, solução de grande plasticidade, foram esculpidos manualmente por artesãos, aqquirindo formas de geometria semelhante entre si e aplicados de forma livre mas ordenada. Uma solução que imprime caráter ao apartamento.

As janelas de ferro lacado a preto, na fachada tardoz e sul, de acesso ao terraço exterior, seguem a mesma forma da janela de madeira da trapeira frontal e proporcionam luz natural em abundância, assim como o enquadramento das vistas de rio e de jardim da cidade. Lisboa à vista, a partir de uma casa com história.

A cozinha

Também aqui foram mantidos alguns elementos do passado, numa tentativa de sublinhar a importância da época numa casa renovada para o século XXI. O mobiliário de cozinha é embutido e dá continuidade aos tons de pastel das paredes. De materialidade e pantone semelhante às mesmas, este assume frentes texturadas, e colhe inspiração na textura da cantaria de predra da chaminé, que entretanto foi restaurada.

Em diversos momentos, foram criadas aberturas no teto, expondo a estrutura de madeira original das trapeiras e permitindo assim a entrada de luz natural, e artificial indireta.

A zona íntima

O quarto da frente, sempre que apropriado, retém grande parte dos elementos originais, caso dos frescos originais à volta da janela. Com efeito, até a própria janela foi replicada para uma janela de madeira de vidro duplo.

Por seu turno, o teto ‘saia e camisa’ foi recuperado e o pavimento de tábua corrida existente foi lavado a cal e sobre ele aplicado um óleo natural incolor.

As portadas e portas interiores foram recuperadas e pintadas a tinta de água e do mesmo pigmento natural do que foi usado nas paredes de argamassa de barro.

A cama dupla, intencionalmente desenhada para este quarto, foi pensada de forma a permitir a colocação de um colchão duplo, com acesso à varanda através de uma plataforma pivotante. A estrutura é feita de apenas sete peças e não leva parafusos, facilitando o transporte e rápida montagem.O quarto virado a sul, com duas pequenas janelas, tem um teto de águas e um walk-in closet. Foi aplicada nas paredes a mesma argamassa natural e reversível de forma a preservar os frescos, danificados no passado, de uma forma ordenada e controlada.
As tomadas e interruptores foram colocados horizontalmente sobre uma faixa que existia entre os paineis de frescos, de forma a não serem tocados e, logo, danificados. À semelhança de outras zonas da casa, também o walk-in closet expõe os elementos originais existentes por meio de uma parede de espelhos, alterando também a percepção das dimensões do quarto.

4
É o nosso oitavo ano da edição anual Hotéis de Campo! E a nossa maior edição de sempre. Tudo sobre a maior escolha de alojamentos turísticos hand-picked em Portugal 🇵🇹 de sempre, com propostas a pensar em todos os gostos e exigências. Um must have dos que procuram saber o que há de novo e o que vale sempre a pena rever

JÁ NAS BANCAS • OUR GORGEOUS 2019 ISSUE IS OUT TODAY

Divine and beautiful hotel inspiration for your holidays. HOTÉIS DE CAMPO 2019 - the best country hotels in Portugal 🇵🇹 is out today. Get your best hotel guide and book your stay choosing from a wide selection of hotels and small country cottages among others

#hotel #hoteisdecampo #countryhotels #beachhotel #wheretosleep #wheretostay #alojamento #hoteles #hoteis #turismodeportugal #turismorural #turismo #tourism #travelgram #travelinportugal #portugal #viajando #viagememfamilia #embarquenaviagem #praia #campo #landscape #offthebeatenpath #pelaestradaafora #instatravel #instahotel #hoteles #hoteisdecharme #glamping #hoteisdecampowebsite
296
GIVEAWAY OPEN PORTUGAL 🇵🇹 Celebramos os nossos leitores e followers da revista Urbana 🖤 e estamos a oferecer este (1) Banco Concha, oferta da SAL Concept Store (Lisboa), com design de Branco Sobre Branco, estofo em veludo 100% algodão, 26x42 cm. 🙈 Para ganhar, só tem de seguir os seguintes passos:

1. Seguir a @revista_urbana
2. Seguir @sal_concept_store
3. Comentar em baixo e taggar um amigo (aumente a possibilidade de ganhar com vários comentários, tagging todos os seus amigos)

Para uma ajuda extra, faça repost deste giveaway e partilhe com #urbanabancoconcha

O giveaway fecha dia 27 maio 2019// Anunciamos o vencedor do Banco Concha by Branco Sobre Branco dia 28 de maio 2019 aqui e na nossa página de Facebook

#urbanabancoconcha #giveaway #salconceptstore #brancosobrebranco #revista_urbana #decoração #design #contest #livingroomdecor #shoppinglist #stool #banco #veludo #interiordesign
2
Na vida quase sempre é tudo uma questão de perspectiva. Bom, à parte isso, adoramos as escadas!

@ruetemple.architects

#Ruetemple #Roombuilder #architecture #interiordesign #лестницавдоме #stairs #деревовинтерьере #archdaily #arkiminimal #arkitektur #archilovers #arquitectura #arquitectos #arquitetura #arquiteturaeinteriores #stairs #escadas #staircase
3
Só uma rápida espreitadela nas inspirações que a nossa edição de #junho tem em matéria de mobiliário para o jardim, varanda, pátio ou terraço. Este ambiente (que adoramos) é da Vondom, coleção Tablet por Ramon Esteve e foi desenhado a pensar em casas modernas, funcionais e versáteis 👌

@vondom @ramon_esteve

Tablet collection for Vondom; designed by Ramon Esteve. Wanna see more? This is just a quick sneak peek on what we have inside our June issue.

#outdoordecor #outdoors #outdoordesign #outdoorfurniture #outdoorliving #furniture #gardenfurniture #furnituredesign #patiofurniture #homedecor #greendesign #exteriordesigns #diningroomdesign #chair #sunbed #loungechair #table #sofa #daybed #wood #woodworking #woodhouse
7
A nossa edição de junho já está nas bancas! Em grande destaque, os apartamentos de cidade que não passam sem um apontamento verde (dentro ou fora, no terraço, varanda ou jardim)! E todas as NOVIDADES de mobiliário e acessórios para o exterior, porque o que apetece mesmo é estar na rua e dar as boas vindas ao bom tempo! Boas leituras e bom fim de semana.

@revista_urbana
Introducing our June cover and our outside special issue. From city apartments with green inside (or outside) to all the novelties released during the last months regarding outdoors accessories and furniture. Great readings and have a lovely weekend.

#thegreenissue #outsidefurniture #apartment #apartmenttherapy #livinginthecity #livingroomdesign #interiordesign #magazine #cover #junecover #style #lifestyle #print #news #magazinecover #instamagazine #comunitymagazine #localmagazine #revistas #decoração #decoration #inspire_me_home_decor #publishing #decormagazine #outdoordesign #outdoordecor #patio #garden #patiofurniture
Sem mais artigos