Quem é a Patricia?

Demasiado multifacetada para responder em apenas algumas palavras! Sou uma pessoa apaixonada pelo que faço e que gosto sempre de encontrar um novo desafio.

O que é a Mostra?

A mOstra é uma exposição pop-up em que os artistas têm carta branca para apropriarem-se de uma zona e darem a conhecer o seu trabalho. Acreditamos em dar igual destaque a nomes consagrados como artistas emergentes e desta forma criar um dialogo entre os dois.

Como está a Arte em Portugal?

A bombar! Temos muito talento em Portugal e acho que nestes últimos 4 anos a mOstra consegui dar a conhecer alguns deles.  Eu nunca parei de me surpreender-me novos artistas que eu vou encontrando e o trabalho incrível que os artistas com que vou trabalhando produzem para a mOstra. É uma das coisas que mais motivantes no meu trabalho.

Existem novos talentos? Como os descobre?

Ao longo dos anos temos vindo aperfeiçoar o nosso processo.  Mas é uma mistura de artistas com quem vou trabalhando ao longo do ano, pessoas que respondem ao nosso open call, e artistas que sugerem outros artistas. Exatamente dentro do espírito da mOstra, existe uma colaboração de várias pessoas que trabalham comigo outras que eu vou convidando para fazer parte do processo de seleção. Acho que é importante existir mais que um olhar no processo.

É viável viver de arte em Portugal?

Acho que é viável, claro que sim senão teria que mudar de profissão! Mas como em todas as profissões temos que trabalhar muito, colaborar uns com os outros e estar constantemente a procurar novos desafios e isso nem sempre o conseguimos.

Perguntas pessoais:

Artista preferido de todos os tempos?

Isso é como perguntar o nosso filme preferido! Nunca existe só uma resposta! Rothko, Vivian Maier, Giacometti… Há tantos meios e artistas de quem eu gosto. É impossível escolher só um! (E eu não vou sequer falar dos artistas contemporâneos Portugueses porque são muito e felizmente trabalho com vários e isso seria pedir-me para fazer uma “Sophie’s Choice”! )

Obra de arte preferida: Mona Lisa

Monumento arquitectónico: As pirâmide Egípcias

O que não pode faltar na sua carteira? Uma garrafa de água.

O que mais gosta:

Escultural, fotografia ou pintura?
Como já expliquei em cima gosto dos vários meios e da forma como cada um consegue evocar em nós memorias e sentimentos que nem sabíamos que existiam.

Indoor ou Outdoor? Depends on the weather.

Acrilico ou óleo?  Óleo.

Novos artistas ou artistas da vanguarda? Depende do artista…

Moderno ou clássico? Clássico moderno.

Maria Santo
Captura de ecrã 2017-08-14, às 10.28.33

Sem mais artigos