O primeiro hotel que faz uso positivo de energias renováveis, previsto para estar pronto em 2020, localiza-se na baía de Yalong Bay, na ilha de Hainan, China

Projeto de arquitetura: Margot Krasojević / Data: Fevereiro 2020 / Imagens: Margot Krasojević

42860-preview_low_2121-9_42860_sc_v2com

O hotel aproveita a energia das marés para gerar eletricidade. A ideia era redefinir a tipologia hoteleira, adotando energias renováveis para criar um ambiente sustentável. Este é o último dos três projetos de marés que usam o resumo do projeto para destacar ainda mais a importância do diálogo interdisciplinar entre arquitetura, engenharia, energia renovável e design industrial.

O Harmonic Turbine está projetado para a Baía de Yalong, na ilha de Hainan, nos mares do sul da China. Ao longo do litoral da baía existem áreas abrigadas, mas também secções que são um local de alta energia exposto a ventos e ondas altas, onde o hotel ficará alojado, parcialmente ancorado na rocha do litoral com os seus elementos livres para se mover suavemente com a maré. As turbinas hidráulicas giratórias estão parcialmente enterradas na areia e respondem a maremotos criando uma infraestrutura sustentável como parte do projeto do hotel.
42855-preview_low_2121-9_42855_sc_v2com 42854-preview_low_2121-9_42854_sc_v2com 42853-preview_low_2121-9_42853_sc_v2com

O principal objetivo do Harmonic Turbine é combinar o design e o programa do hotel com energia renovável com o recurso a engenharia de turbinas industriais e mecânicas. Este projeto cria uma tipologia hoteleira sustentável que abrange os aspetos multidisciplinares envolvidos no futuro do design de hotéis. Os hotéis deixarão de ser apenas uma indústria de consumo e restauração, mas incorporarão design de interiores, estilo de vida e redefinirão programaticamente o hotel como uma tipologia autossuficiente de geração de energia dentro do ambiente construído. Atualmente, os hotéis dependem principalmente de épocas de férias de pico para obter lucro. No entanto, a natureza deste projeto permitirá que o Harmonic produza a sua própria energia, a fim de mantê-lo em funcionamento durante todo o ano e ser capaz de reaproveitar o excedente de energia para a rede, contribuindo para o meio ambiente, produzindo energia utilizável para a área circundante.
42862-preview_low_2121-9_42862_sc_v2com

Margot Krasojević procura assim desenvolver um tipo de hotel que contribua para o meio ambiente, produzindo energia limpa e reutilizável. O Harmonic Turbine é uma fábrica de energia, bem como uma instalação de bem-estar; toda a tecnologia e materiais de construção são fabricados a partir de materiais ambientalmente limpos.

42850-preview_low_2121-9_42850_sc_v2com
As turbinas tubulares de água fazem parte do paisagismo do hotel, são semi-enterradas na areia, mas expostas ao mar do Sul da China, que lava as turbinas para produzir e armazenar energia de volta ao hotel e à rede nacional, o que criará um edifício de produção de energia. Não estará apenas a contribuir para o meio ambiente, mas também funcionará como um capacitor, já que todo o esquema se move ligeiramente na maré. Turbinas de água de tubo seguem uma espiral de caminhos dentro e ao redor do hotel. O layout destas turbinas de maré assemelha-se a ondulações naturais de areia de maré e cria compartimentos como as baías de piscinas rochosas para os hóspedes.
42863-preview_low_2121-9_42863_sc_v2com

A idéia por trás do Harmonic veio de piscinas naturais e energia das marés, para projetar um hotel que mergulha no mar apenas o suficiente para captar a maré, enquanto é capaz de se equlibrar nas correntes. Toda a experiência é a do surf, hotel de praia com secções do hotel submersas durante a maré alta.
O hotel é composto por dois elementos revestidos de alumínio com estrutura de aço interligados. Similar ao casco de um barco, estes elementos são leves o suficiente para balançar suavemente com a maré, mas fortes o quanto baste para não se partirem.

42857-preview_low_2121-9_42857_sc_v2com
A plataforma da entrada principal é alcançada via umas escadas e uma rampa que leva ao foyer ou aos quartos do hotel através de uma escotilha de entrada, que desce para a câmara de observação parcialmente submersa.

O foyer de hotel conduz da escotilha de entrada para a câmara de visão submersa que é conectada aos 30 quartos de spa en-suite, cada quarto tem um painel de vidro privado que faz com que os hóspedes se sintam como se estivessem num submarino parcialmente submerso; as ondas batem contra as janelas dos quartos e as piscinas rochosas alimentadas pelas definem as piscinas privativas dos hóspedes.

42852-preview_low_2121-9_42852_sc_v2com
O hotel está preso à areia usando fundações abertas parcialmente expostas, que entram em espiral na subestrutura, mudando levemente com a maré. Tal movimento ajuda a aproveitar a energia renovável com mais eficiência.
42861-preview_low_2121-9_42861_sc_v2com

2
Doidos por escadas • Mad about stairs. Glebe House.
@chenchowlittle | Photography @peterbbennetts

#stairs #staircase #escadas #sculptural #architecture #arquitetura #arquitectura #residential #residentialarchitecture
#housesmagazine #glebehouse #chenchowlittle #australianarchitecture #residentialarchitecture
3
Lisbon, Portugal
Apartamento em Lisboa por SA&V, Sá Aranha & Vasconcelos. Arte, antiguidades e design.

Beautiful apartment in Lisbon, interiors signed by SA&V atelier where Art meets design and antiques. To be seen shortly in our next issue.

@saaranhavasconcelos | @capdemar [photography]

#art #design #furniture #sculpture #apartment #apartmenttherapy #housedesign #interiores #interior #interiores #projetos #project #revistaurbana
5
New York City, N.Y.
Apartamento em Nova Iorque por David Scott Interiors. NYC apartment.

@davidscottinteriors | Photo by @benfinkshapiro

#bestfriends #bestclients #outsidethebox #interiordesign #nymag #nyc #apartamento #apartment #apartmenttherapy #artonwalls #sofa #lamps #lighting #interiordesign #interior #interior_delux #interiores
0
Day spa! Para sábados em que não há pressas.... Escolhemos El Gouna spa da maravilhosa Casa Cook. Piscina, 2 saunas, banhos turcos, hammam.

Spa day for a lazy Saturday in Casa Cook El Gouna with two saunas, steam rooms, plunge pools and a hammam.

@casacookhotels | @fattony_studio

#casacookelgouna #egyptianoasis #wellnessyourway #arabichealing #casacook #spaday #spa #hotels #hotel #architecture #oasis #relax
1
Lisbon, Portugal
Lojas em Lisboa, Ding Dong. Lisbon shops.

@dingdong_pt | @capdemar [foto]

#dingdong #s#lojas #shops #lisbon #lisboa #christmas #what #where #beautifuldestinations #shoplocal
1
IN|OUT Para aqueles dias de frio a MCZ pensou em soluções 🔥 quentinhas. STREAM é uma salamandra a pellets, numa estrutura de aço pintada, porta de vidro entre outras características, várias cores e combustão inteligente Maestro.

Pellet stove with no front vents, made with a painted steel structure, glass door and serpentine stone or painted steel cladding. Several colours. Intelligent combustion management with Maestro.

@mcz_group |

#mczgroup #stove #pellet #pelletstove #stufaapellet #archiproducts #arquitetura #architectures #architecture #contemporary #deco #decomaison #fireplace #salamandra #frio #inverno #glass #openhouse #openspacedesign
2
PinkHouse |

@mezzoatelier
Photography @fernandogguerra @pinkhouseazores

#arquitetura #arquitecture #architecturephotography #mezzoatelier #pinkhouse #azores #açores #white
3
Miami, Florida
CONTEXT Art Miami, 3/8 Dezembro, tapeçaria The New World, trabalho da portuguesa Vanessa Barragão representada pela Galeria Casa Cuadrada, Stand A15.

@vanessabarragao_work | @artmiamifairs | @galeriacasacuadrada

#vanessabarragao
#textileart #rug #coralreef #ecology #globalwarming #climatechange #coralbleaching #wool #handmade #textile #textileartist #textiles #textilestudio #textiledesign #latchhook #crochet #ecofriendly #vanessabarragao #contextartmiami #artmiami #miami
7
É a nossa edição de Dezembro/Janeiro da #casasdeportugal e (garantimos!) está linda!!! 💫🎄❣ Três casas fora de série, no Algarve, Santiago do Cacém e nos arredores de Lisboa, em cenários de campo e com o mar a pouca distância e ao alcance do olhar, num dos casos, e interiores que vai apetecer copiar ou, quanto muito, admirar pro-lon-ga-da-men-te 😊

É sempre um prazer enorme fazer chegar às vossas mãos, a cada edição, um número da Casas de Portugal. E esta não foi exceção.

Na capa, com fotografia de João Bessone, uma casa com história, rica em conteúdo, a começar pelo humano. De quem a habita! Boas leituras e bom fim de semana! 📷 @joao_bessone

#casas #house #housedesign #housedecor #homedecor #houseandgardens #casascomalma #interior2you #interiores #arte #art #artanddecor #designdeinteriores #designinspiration #historicalbuilding #livinginthecountry #country #countrylife #countrystyle #countryhome #casasdecampo #casasdepraia #magazine
8
Porto District
Casas e jardins na cidade. Um privilégio e santuário. Para ver ao detalhe na nossa edição de #dezembro já nas bancas.

Green wonderland in the city. What a bless!

@photographybbarbosa | @amparosantaclara | @isabelpilar

#jardim #cidade #garden #gardening #city #nature #flowers #photography #plants #beautiful #autumn #autumninthecity #outdoors #flowerstagram #naturelovers #houselovers #green #trees #organic #plantas #homedecor #giardino #jardin #homegrown
3
Quem disse que a nossa cozinha não pode ter um look campestre? Nesta dominam os tons nude, e o nosso olho vai para o tampo de mármore rústico da mesa, o fogão old school e o apontamento verde que apetece replicar usando folhas de Oliveira! Nota 10.

Sharing with you this beautiful kitchen decor and the nude colours hoping to inspire all that would like to have a bit of country atmosphere inside their city homes.

Via @white_and_natural_interiors | @pinterest
#homestyling #whiteonwhite #scandi #whiteliving #whitecrush #whitehome #whitewithwood #whitespaces #coastalluxe #naturals #whiteaddiction #naturaldecor #zenspace #whiteandnatural #homeinspo #interiorstyling #homeinspiration #homedesign #pinterest
Sem mais artigos